Atividades de Carnaval para imprimir

Confira diversas Atividades de Carnaval para imprimir, prontas para imprimir e aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa.

O carnaval chegou ao Brasil à partir do século XIII, quando os portugueses trouxeram a brincadeira do entrudo, típica da região de Açores e Cabo Verde, que consistia em um jogo em que as pessoas sujavam umas às outras com tintas, farinha, ovos e também atiravam água.

No século XIX foram promovidos os bailes parisienses, nos quais os convidados deveriam usar máscaras. Cresceu o interesse por esse tipo de festa porque o entrudo causava muita confusão por ser uma prática que apelava para violência. Nos bailes, que aconteciam em local fechado, o público era composto por convidados que se dispunham a fantasiar-se e ouvir música. Uma figura importante desse período é Chiquinha Gonzaga que compôs músicas de carnaval e pertencia a esse grupo de classe burguesa frequentadora dos bailes.

No Rio de Janeiro, século XX, surgiram as primeiras escolas de samba. No final da década de 1920, os desfiles agradaram muito a população e tornou-se uma forma popular de comemoração do carnaval ainda muito forte, tanto no Rio, quanto em São Paulo. No Nordeste do país o jeito mais popular de passar o carnaval é ir para as ruas, mantendo um pouco da tradição trazida pelos portugueses. Na Bahia, mais especificamente manteve-se o costume do carnaval de rua, mas fortaleceu-se os trios elétricos depois da década de 1980.

Veja também:

Atividades de Carnaval para imprimir

Atividades de Carnaval para imprimir Atividades de Carnaval para imprimir Atividades de Carnaval para imprimir Atividades de Carnaval para imprimir Atividades de Carnaval para imprimir Atividades de Carnaval para imprimir Atividades de Carnaval para imprimir

Veja ainda:

Atividades de Carnaval para imprimir Atividades de Carnaval para imprimir Atividades de Carnaval para imprimir