Apostilas para Ensino Religioso 1º ao 5º ano

Confira nesta postagem “Apostila para Ensino Religioso 1º ao 5º ano” para download em PDF.

A educação da consciência religiosa é direito de todos. Para garantir esse direito, a Lei de Diretrizes e Bases, artigo 33, apresenta o Ensino Religioso (ER) como parte integrante da educação básica. Há quatro grandes temas que fundamentam esse ensino. São eles: a compreensão da história, a interpretação da cultura, a busca de sentido e a compreensão da experiência religiosa.

Apresentação

Hoje em dia, a lei brasileira garante o respeito a todas as religiões e culturas. Veja o que diz a Constituição brasileira, a lei máxima que rege nosso país, assinada em 5 de outubro de 1988:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

Por isso, colocamos à disposição dos alunos da Rede Pública de Ensino de Petrópolis um livro de orientação moral e religiosa para o Ensino Religioso do 1º ao 5º ano.

A forma prática que achamos oportuna foi partir do autoconhecimento, relação com o outro, com a natureza e com Deus através de atividades dinâmicas.

A este livro denominamos: Descobrindo as Obras do Criador.

É uma oportunidade para proporcionar momentos de reflexão, de busca de experiência espiritual que despertem maior amor às pessoas.

Este tempo é de formação para isso. É preciso que conheçamos valores
morais, éticos e religiosos para poder vivenciá-los no dia a dia atual e no futuro.

Apostilas para Ensino Religioso 1º ao 5º ano em PDF

Para ter acesso aos materiais, confira os links a seguir:

Fonte: Secretaria da Educação (Petrópolis).