Jogos e atividades para crianças em casa

A maioria das crianças gosta de passar longas horas coladas à televisão ou jogos online, mas não devemos esquecer que há vida além das telas, dos consoles e da Internet. Embora tenham nascido cercados por tecnologia e dispositivos, não podemos transformar essa coincidência de destino em uma desculpa para que sua realidade seja reduzida ao mundo virtual.

Durante a infância, há coisas que nunca se perdem: a imaginação, o desejo de descobrir coisas novas, o entusiasmo de aprender … Se nós, pais e professores, lhes dermos opções alternativas de diversão, eles provavelmente os aceitarão com curiosidade e prazer. .

Nos do SÓ ESCOLA, incentivamos o uso de atividades simples, mas muito legais, que podem ser realizadas em casa, sem o controle remoto em suas mãos.

Mandalas para colorir

Uma mandala é um desenho que, a partir do centro, se desenvolve regular e simetricamente.

Colorir mandalas é uma atividade fantástica para todas as idades, porque relaxa, diverte e nos mantém focados por um longo tempo.

Você tem várias opções:

  • Compre um caderno de mandalas.
  • Imprima modelos diferentes e bonitos aqui:  Mandalas para colorir
  • Crie seu próprio design com um marcador e preencha com cores.

Faça origami / figuras de origami

Essa técnica antiga de dobrar com papel também é excelente para o desenvolvimento manual, concentração, atenção e coordenação. Além disso, é muito econômico, porque você só precisa de uma folha de papel.


Crie uma colagem

É uma composição gratuita de imagens em papelão, folha de papel ou cartolina.

As crianças devem ter uma tesoura adequada para a idade, cola da escola e materiais de montagem à mão: revistas e jornais antigos, recados, folhetos de publicidade, botões … A partir daí, terão que cortar e colar fragmentos ao seu gosto até criarem as suas próprios obras de arte.

Essa atividade incentiva, entre outras coisas, habilidades motoras finas, imaginação e concentração.


Montando um acampamento

Quem entre nós não fez isso quando era pequeno? Uma das coisas mais atraentes para as crianças é montar seu próprio acampamento em casa.

Você precisa de um espaço pequeno e de vários materiais, como lençóis, toalhas, uma mesa, algumas cadeiras, uma corda de pular, um cabide … Com tudo isso, eles construirão uma barraca bem legal e divertida. 


Jogos e atividades para crianças (IMPRIMIR)

Nível 1 ao 5

Ensino Fundamental:

Atividades Complementares

Gênero Textual:


Prepare uma peça

Incentive seus filhos a escrever uma peça curta e decidir quem fará cada personagem.

Os adultos podem contribuir com idéias e sugerir como fazer as fantasias. As crianças terão que dirigir o ensaio e fazer da estréia um sucesso. Será ótimo se você gravar em vídeo para ver mais tarde suas fabulosas habilidades artísticas e manter as imagens por toda a vida.

Essa atividade é muito completa porque, entre outras coisas, as crianças devem fazer um esforço para inventar o roteiro de uma história, imaginar como expressarão a ideia e poder organizar e direcionar outras pessoas.


Desenho coletivo

Este jogo também é muito bom para desfrutar de um tempo em família. Consiste em fazer um desenho entre todos, mas como? Muito fácil:

Um membro da família pinta uma linha em uma folha. Depois, os outros acrescentam, logicamente, curvas, linhas e curvas até compor um desenho figurativo ou abstrato. 

Depois, todos podem colorir juntos !