Atividades Dia das Crianças

Selecionamos nesta postagem diversas Atividades Dia das Crianças, prontas para trabalhar com os alunos das series iniciais (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil.

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

Tradicionalmente, no Brasil, no Dia das Crianças os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os mais jovens.

Em alguns países, como Portugal, por exemplo, as crianças são homenageadas em 1º de junho, data conhecida como Dia Internacional da Criança.

KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)

Origem do Dia das Crianças

A proposta para a criação desta data é de autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho. Após a sua aprovação, surgiu o Decreto de Lei nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

No entanto, o dia ganhou maior popularidade a partir de 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson e criou a “Semana do Bebê Robusto” a fim de aumentarem suas vendas.

A partir deste momento, a data passou a ser marcada pela oferta de presentes as crianças, principalmente brinquedos.

O Dia das Crianças coincide com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959.

Atividades Dia das Crianças para imprimir

KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)

Brincadeiras e Dinâmicas para o Dia das Crianças

1) ALONGAMENTO E AQUECIMENTO: Reserve 10 minutos para praticar exercícios de alongamento e aquecimento com a sua equipe. É muito importante!

2) DESAFIOS: O mestre irá propor desafios para cada equipe. A equipe que completar primeiro, vence.

3) CORRIDA DA VASSOURA: Correm um representante de cada equipe nessa corrida só de ida. O objetivo é equilibrar uma vassoura na palma da mão enquanto correm. Se a vassoura cair antes da linha de chegada, o corredor volta ao início e começa tudo outra vez. Ganha quem cumprir a tarefa corretamente primeiro.

4) BOLEADO: Dois times distribuídos em dois campos. Cada time tem um líder. O líder jogará a bola para o campo adversário, tentando balear alguém. Imediatamente, o outro líder pega a bola e faz o mesmo. O líder que bolear, dirá: “boleei fulano”. Quem for baleado, sai do jogo. Se o líder for boleado, ele é substituído. Os jogadores vão sendo eliminados até sobrar apenas dois. Ganha quem balear o último adversário, dando a vitória para a sua equipe.

5) BANDEIRINHA ARREOU: Jogam dois grupos, cada um com seu campo e sua bandeirinha. No fundo de cada campo, coloque a “bandeira” do time, que pode ser qualquer objeto. O jogo começa quando alguém diz “bandeirinha arreou”. O Objetivo é pegar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for “salvo” por alguém do seu próprio time. Ganha o time que capturar a bandeira adversária mais vezes.

6) CHICOTINHO QUEIMADO: Uma criança esconde o chicotinho queimado, que pode ser qualquer objeto fino e comprido, enquanto as demais olham para trás. Depois de esconder, o jogador diz: “Chicotinho queimou”. Aí, todos vão procurar o chicotinho. Se tiver mais distante, quem escondeu o chicotinho dirá que ela está fria. Se mais perto, dirá que está quente. Dirá também que está esquentando ou esfriando conforme a que estiver mais próxima se distancia ou se aproxima do chicotinho queimado. “Estar pelando” é estar muito perto do chicotinho. Quem achar o chicotinho queimado sairá correndo batendo com ele nos demais até estes chegarem em uma ronda. Quem achou é quem irá escondê-lo da próxima vez.

9) CHICOTINHO CANTADO: O mesmo objetivo do “Chicotinho Queimado”. A única diferença é que, ao invés de falar quente/frio, a pessoa deverá cantar uma música. Se tiver mais distante, quem escondeu o chicotinho cantará baixo. Se mais perto, cantará alto. O volume da voz irá variar conforme a proximidade dos participantes. As demais regras são as mesmas.

10) PETECA: Determina-se um espaço, dividido ao meio por um traço. Cada jogador se locomove por todo o espaço, até a linha divisória, na tentativa de rebater a peteca para o outro lado. Se ela cair no seu próprio lado, o adversário marca um ponto; se sair do espaço delimitado é considerado “fora” e não há penalidades para nenhum dos dois. Pode-se determinar um número de pontos e quem o atingir será o vencedor, enquanto o perdedor cederá a vez a outro participante. A peteca pode ser qualquer coisa que tenha mais ou menos o mesmo formato e pode ser feita com papel.

11) CARRINHO DE MÃO: Trace duas linhas no chão, uma de largada e outra de chegada. Os participantes dividem-se em pares e se colocam atrás da linha de largada. Todos contam até três e um corredor de cada dupla se abaixa, estica as pernas para trás e apóia as mãos no chão. O outro corredor levanta as pernas do parceiro e as duplas começam a correr, um com os pés e o outro com as mãos. Quem cair volta à posição de largada. Vence quem chegar à linha de chegada primeiro.

12) AMEBA:
 Jogo individual. Existe uma bola e os jogadores se espalham pela quadra. Quem está com a bola, não pode andar, tendo o objetivo de queimar os outros; ao ser queimada, a pessoa (ameba) deve sentar no lugar, tendo ainda a chance de levantar novamente, tocando alguém que ainda esteja de pé, gritando “Ameba!” (a pessoa que estava de pé senta-se e a que a tocou, levanta-se) ou pegando uma bola que acabe vindo na sua direção.

13) PEGA-PEGA: Brincadeira de corrida cujo objetivo é tocar em alguém para transformá-lo em pegador. Quem for pego, pega.

14) PIQUE-VOLTA: Espécie de pega-pega, brincado em um espaço muito amplo e que tenha paredes nas duas extremidades. Quem for pego, deverá pegar a pessoa que lhe pegou antes que ela corra e toque no muro. Se o participante conseguir tocar no muro antes de ser pego, ele é quem pega, o que fará com que o pegador se transforme em vítima. Mas se ele for pego, deverá pegar quem lhe pegou antes que ele toque no muro e vire pegador. Vence quem tocar no muro mais vezes.

15) ARRASTÃO: É um pega-pega, mas quem for pego deve segurar na mão do outro pegador e, juntos, deverão pegar os demais. Mas nenhum pegador pode se soltar das mãos dos companheiros.

16) CADEIA: É idêntico ao “Arrastão”. Mas quando os pegadores ficarem em 3, o que está na ponta deve se soltar das mãos do companheiro e se integrar ao grupo de corredores. Sendo assim, só duas pessoas poderão pegar os demais e, sempre que um terceiro for pego, o da outra ponta sai. Ex.: João e Maria pegam Caio. Logo, João se solta e Maria e Caio pegam Lucas. Aí, Maria se solta e Caio e Lucas pegam outro e assim por diante. Só duplas!

KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)

Atividades Dia das Crianças 1 ano

Atividades Dia das Crianças 5 ano

Atividade 01: O professor deve comprar vários quebra cabeças pequenos e dividir para a turma e deixa-los montar no dia das crianças como mostra o vídeo abaixo:

Atividade 02: Pegar um papel A4 e colocar as crianças para colar as figuras recortadas de um jornal ou revista que você professor vai levar para dividir com a turma e deixa-las colar as figuras que quiserem na folha, ou levar folhas impressas com desenho de um relógio com a letra R abaixo para que as crianças possam exercitar a leitura como mostra o vídeo abaixo:

Atividades Dia Das Crianças 2 ano

Atividades dia das crianças 4 ano

Atividade 01: Fazer uma excursão na pracinha com as crianças e depois ir até a sala de vídeo na escola e colocar desenho animado para a criança assistir e no final distribuir saquinhos com balas para comemorar o dia das crianças.

Atividade 02: Fazer massinha caseira para brincar e propor para as crianças modelar o que elas mais gostam na massinha.

Para fazer a massinha você precisa de óleo  água, sal e deve coloria com tinta apenas com umas gotinhas, veja o vídeo abaixo te mostrando o passo a passo.

Atividade 03: Transformar a sala de aula em um local onde possa mostrar as crianças as brincadeira que estão sumindo com o passar do tempo, desenhar no chão uma amarelinha, mimica ou morto e vivo na sala de aula e no final distribuir doces para as crianças.

Atividades dia das crianças 3 ano

Atividades dia das crianças 3 ano

Atividade 01: Entrevistar os familiares sobre as brincadeiras na infância. Processo: Cada criança da sala fará uma entrevista sobre brincadeiras da infância com alguém da família, e colocar no caderno a entrevista.

Atividade 02: Pesquisar sobre cantigas antigas.
Processo: Cada criança terá que fazer uma pequisa sobre cantigas antigas e colocar no caderno para a professora corrigir.

Atividade 03: Gincana com as crianças em sala de aula.
Processo: Os alunos participaram de uma das brincadeiras escolhidas abaixo:

  • corrida do saco
  • corrida do ovo na colher
  • mordida na maçã
  • mímica
  • melhor cantor
  • pular corda mais vezes
  • encher balão mais rápido
  • estourar balão (sentando nele)
  • imitar gatinho
  • dança da cadeira

KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)

Atividades dia das crianças 4 ano

Atividades Dia Das Crianças 2 ano
  • Entregar para cada aluno um pedaço de papel onde eles irão escrever seu nome, depois colocar dentro de uma bexiga e por fim deixe- os brincar com elas livremente para misturar as bexigas.

Objetivos:

  • Compreender que o nome é uma propriedade e tem histórias iniciadas por pessoas queridas.
  • Identificar a origem do nome
  • Despertar a curiosidade sobre a história do nome.

Procedimentos:

  • será feito uma Dinâmica do Abraço.
  • Depois de brincarem com ela cada estudante ira ficar com uma bexiga contendo o nome de um de seus colegas.
  • Pedir que cada um na sua vez estoure a bexiga , leia o nome de seu colega ( o professor pode ler ) e abrace-o desejando bom dia.
  • Pedir que cada estudante retorne a sua carteira,pegue o nome sorteado e diga (oralmente), ou leia  o nome do colega que por sua vez se colocará de pé e contará a história de seu nome.
  • Avaliação: Durante a aula serão considerados  todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, bem como suas capacidades e habilidades demonstradas na construção da história do nome .

Atividades Dia das Crianças 5 ano

Atividades Dia das Crianças 1 ano

Objetivos

  • Promover atividades variadas e divertidas oportunizando a confraternização, a socialização e o desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal, da coordenação motora entre outras capacidades.

Atividades educativas:

Atividade 01: A escola deve estabelecer horários das sessões e ter filmes diferentes para cada idade ou série escolar.

  • Organizar na sala de vídeo a exibição de um filme infantil (oferecer pipoca para a garotada) em sala cada professor deve organizar uma roda de conversar e explorar a interpretação do filme com perguntas dirigindo a discussão.
  • mural do cinema – pedir as crianças para desenhar ou escrever sobre o que mais gostaram no filme. (expor desenhos e textos)

Eixo: Oralidade
Capacidade: expor opiniões nos debates com os colegas e professores
Eixo: Produção Escrita
Capacidade: planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos

Atividade 02: Baile a Fantasia

A escola deve organizar uma pequena festa com muita música e animação (pedir as crianças que venham fantasiadas) O deve preparar algumas máscaras para crianças que não venham fantasiadas. Tomar cuidado de selecionar músicas adequadas à comemoração.

Eixo: Oralidade
Capacidade: realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.

KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)