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ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO QUANTO A POSIÇÃO DA SILÁBA TÔNICA

Circule a sílaba tônica de cada palavra:APARECEU – CEDINHO – MANHÃ – MÁGICO – CORAGEM – TAMBÉM – COLÉGIO – CIPÓ –
SABONETE – CARACOL – PÁGINA – MENINO – NUVEM – PÁSSARO – LEITE – TOMOU

Faça a correspondência:

( 1 ) Oxítona ( 2 ) Paroxítona ( 3 ) Proparoxítona

( ) útil      ( ) cascavel     ( ) família ( ) máquina     ( ) fábrica    ( )
chapéu

Separe as silabas das palavras e risque a sílaba tônica e classifique:

a) menina     _________________________________________
b) médico     _________________________________________
c) boneca     _________________________________________
d) chocalho   _________________________________________
e) brinquedo _________________________________________
f) vovó          _________________________________________
g) criançada _________________________________________
h) paletó       _________________________________________

Destaque a sílaba tônica e dê sua colocação na palavra.
Siga o modelo:   Flamengo – men – penúltima
a) Jacaré      ___________________________________________
b) Música
___________________________________________
c) Regador   ___________________________________________
d) Prateleira ___________________________________________
e) Corredor
___________________________________________

Copie as palavras nos lugares certos:MILHO – PIÃO – ANIMAL – DEVER – MESA – VERDADE – RELÂMPAGO – ÚLTIMO – CHÁCARA

Oxítona         _________________   _________________   _________________

Paroxítona     _________________   _________________   _________________
Proparoxítona ________________
__________________   ________________
Classifique estas palavras em oxítona, paroxítona ou proparoxítona:
criar  ___________________________
cidade
_________________________
transparências ___________________
chaminés
_______________________
pássaros ________________________
tirar
___________________________
fome ____________________________
diferente
______________________
Classifique
as palavras quanto à tonicidade.
Coloque
(o) para oxítona, (p) para paroxítona e (pp) para proparoxítona.
(  ) magnólias
(  )
hífen
(  ) mesa

(
) cipós

(  ) diretor

(  ) técnico

(  ) balaústre
(  )
faísca
(  ) computador
(
) passarinho
(  ) sozinho

(  ) pássaro

(  ) muito

(  ) aula

(  ) problemático
(  )
cocaína
(  ) também

(  ) táxi

(  ) história

(  ) biologia

Analise os
vocábulos abaixo e faça grupos de com as regras de acentuação:

África
– fóssil – método – possível – pé – coração – álbum – tórax – cajá – armazém –
lâmpada

 

 

 

 

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Readers Comments (4)

  1. Ameiiii… Utilizei na minha prova… Parabéns!!!

  2. Sensacional me ajudou bastante, parabéns

  3. Tania Regina 10 maio, 2015 @ 16:54

    Me ajudou muito parabéns.

  4. sonir bordignon 1 junho, 2016 @ 19:04

    muito bom. ótima ajuda.

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