Meus queridos leitores
Encontro-me tentado recuperar de uma lesão no pulso gerada por esforço repetitivo, andei abusando do computador, então lancei uma campanha colaborativa entre os leitores do blog para que possam compartilhar suas atividades e planos de aula para continuarmos enriquecendo este blog enquanto eu não me recupero. Já recebi algumas doações de atividades para compartilhar inclusive essa que é da Professora Luciana Adriana, obrigada minha linda que Deus a abençoe hoje e sempre!
Caso você também possa colaborar com atividades próprias suas, planos de aula ou projetos envie para trocaatividades@ensinar-aprender.com
Segue o material enviado pela Professora Luciana:
Descrição:
|
Este planejamento apresenta a
história “A Joaninha que perdeu suas pintinhas”, de Ducarmo Paes e interessantes atividades de alfabetização para as crianças exercitarem a decodificação e o reconhecimento global das palavras. |
Conteúdos:
|
§ Leitura e compreensão textual.
§ Gênero Textual.
§ Decifração e reconhecimento global da palavra.
§ Análise fonológica.
|
Competências e habilidades:
|
Competência: Ler e compreender
Gêneros Textuais Diversos. Habilidade: Reconhecer as diferentes classes de palavras e suas funções no |
Sequência Didática:
|
1ª parte: Apresentação da história:
“A Joaninha que perdeu suas pintinhas”: Organize a sala de aula de forma a criar um ambiente aconchegante para se 2ª parte: Descubras as palavras! Apresente às crianças as fichas com palavras destacadas do texto. Coloque-as 3ª parte: Silabário Distribua para as crianças o quadro de sílabas para que elas desenvolvam a |
Detalhe das atividades:
|
Desenvolver capacidades de
decifração é fundamental no processo de alfabetização e letramento. A decodificação é um procedimento utilizado pelo leitor para identificação das relações entre grafemas e fonemas. É esse processo de análise que faz com que, tanto o leitor iniciante quanto o leitor maduro, consigam ler palavras que nunca foram vistas antes. Outro procedimento que ajuda na compreensão e na formação de atitudes |
Proposta de Integração:
|
As atividades propostas podem ser
integradas em projetos de trabalho que envolvam literatura infanto-juvenil, teatro, produção de textos e expressão corporal. |
Avaliação:
|
Avalie durante as atividades e no
final do trabalho: • A participação e o envolvimento do grupo e de cada aluno em todas as Elabore, durante todo o ano, atividades que envolvam decodificação, análise |
Referências:
|
§ BATISTA, Antônio Augusto Gosmes et al.
Planejamento da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
§ BRASIL. Pró-Letramento: Programa de Formação
Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008. 364 p.
§ KLEIMAN, ÂNGELA. Aprendendo palavras, fazendo
sentido: o ensino do vocabulário nas primeiras séries. In: Desenvolvendo a língua falada e escrita (organizado por Maria Tasca). Porto Alegre, Sagra, 1990.
§ TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a
ler e a escrever. Porto Alegre: Artmed, 2003. |
Materiais:
|
JOGO: AS PINTAS DA
DADO PARA CADA JOGADOR; 20 PINTAS PARA CADA JOGADOR.
MAIOR QUANTIDADE PEGA ESSA QUANTIDADE DE PINTAS E COLOCA SOBRE AS PINTAS DA
JOANINHA.
DEVEM SER LANÇADOS NOVAMENTE.
PRIMEIRO A COBRIR TODAS AS PINTAS DA SUA JOANINHA. MAS, ATENÇÃO! NO FINAL, É
PRECISO TIRAR NO DADO A QUANTIDADE EXATA DE PINTAS QUE AINDA NÃO FORAM
COBERTAS. POR EXEMPLO, SE FALTAR APENAS UMA PINTA, É PRECISO TIRAR A QUANTIDADE
1 NO DADO
Cadastre-se e Receba as Postagens por Email
Digite seu Email:
Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.
Be the first to comment