PROJETO VINÍCIUS DE MORAES

ABELHAS-VINÍCIUS-21

ABELHAS-VINÍCIUS-21

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interagir com diversos tipos
    de  textos  de forma lúdica, dinâmica e reflexiva.
  • Refletir acerca da leitura e
    escrita  avançando assim nas suas hipóteses sobre o sistema
    alfabético.
  • Conhecer algumas
    poesias infantis de Vinícius de Moraes.
  • Estimular a
    sensibilidade  e criatividade.
  • Ampliar o repertório de
    textos que se sabe de cor.
  • Despertar o gosto e o prazer
    pela leitura .
  • Familiarizar-se com a
    escrita por meio do manuseio do computador.
Duração das atividades
2 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
  • O que os alunos sabem em
    relação a leitura e escrita.
  • O grau de habilidade no uso
    do sistema alfabético.
  • As características
    individuais dos alunos (pré-silábico, silábico e alfabético).
Estratégias e recursos da aula
Iniciar o
projeto contando, nas rodas de leitura, a história de Noé ou exibir vídeo da
história em DVD, e em seguida listar ,no quadro, com a ajuda dos alunos os
possíveis  animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a
lista de animais e  trabalhar com os  seus respectivos pares
(masculinos e femininos). Realizar essa atividade formando
agrupamentos  produtivos(duplas) de acordo com o nível de cada aluno.
Atenção professor:  Utilize o alfabeto móvel para montar  as palavras
com os alunos pré-silábicos e silábicos , permitindo que façam reflexões sobre
a escrita sob sua intervenção.
Apresentar
aos alunos o livro A ARCA DE NOÉ e aproveitar para identificar
algumas informações na capa: ilustração, conteúdo, editora e  autor,
etc.Aproveite e fale um pouco sobre o poeta Vinícius de Moraes.
ATIVIDADE
1 – Poema: O PATO
O
professor deverá escrever (previamente) em papel pardo (em forma de cartaz) o
poema O PATO PATETA  e em seguida afixá-la na parede da
sala, em local visível e acessível, para  realizar a leitura junto com os
alunos. Na sequência o professor poderá colocar o CD (disponível no youtube)
com a música do poema  e em seguida cantar com os alunos. Após
cantarem o poema do Pato, os alunos deverão realizar as seguintes tarefas:
  • Alfabéticos: escreverem a
    música de cor.
  • Pré-silábicos e silábicos :
    fazerem  lista de animais com a letra P utilizando o alfabeto
    móvel.
  • Trabalhar versos, estrofes e
    rimas.
  • Todos deverão ilustrar o
    poema.
  • O professor poderá assumir o
    papel de escriba e escrever no quadro, com a ajuda dos alunos,  um
    texto narrativo sobre o pato .
  • Utilizar o poema  como quebra-cabeça
    para que os alunos possam colocar os  versos e palavras
    na seqüência correta.
  • Disponibilizar o poema
    xerocado em forma de  texto lacunado para ser preenchido com
    palavras que faltam. Mas atenção: Alunos pré-silábicos e silábicos
    disponibilizar um banco de palavras para realizar esta atividade.

 

Exemplo
de texto lacunado:
O Pato
(Vinícius de Moraes)
Lá vem o
………………

Pata ………………,
pata
……………………

La vem o
………………….

Para ver o que é que há.
O Pato
………………………..
Pintou o ……………………
Surrou a ……………………
Bateu no …………………….
Pulou do …………………….
No pé do ……………………..
Levou um …………………….
Criou um …………………….
Comeu um …………………..
De …………………………
Ficou …………………………
Com dor no ………………
Caiu no ………………………
Quebrou a ……………..
Tantas fez o ……………..
Que foi pra ………………..
ATIVIDADE
2 – Poema : A PULGA
A Pulga
Vinícius de MoraesUm, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais pulinho
Estou na perna do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordinha
Coitadinho do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia

Tchau
Good bye
Auf Wedersehen
Para
trabalhar o poema A PULGA, o professor deverá utilizar a mesma
sequência de trabalho desenvolvida no poema O PATO :
  • Escrever o poema em papel
    pardo, fixar o cartaz na parede, fazer leitura coletiva e individual.
  • Cantar o poema com os
    alunos.
  • Trabalhar com lista de
    palavras (animais nocivos ao homem).
  • Trabalhar a escrita dos
    números de 1 a 10.
  • Os alunos alfabéticos devem
    escrever o texto de cor e os pré-silábicos e silábicos  utilizar
    alfabeto móvel para montar palavras do poema.
  • Ilustrar o poema.
  • Trabalhar com lista de
    palavras no diminutivo (nh) .
  • Aproveitar o tema  e
    trabalhar com anúncios ( texto informativo )sobre orientações para a
    prevenção de doenças transmitidas por animais (raiva, calazar, etc).
  • Fazer, coletivamente, uma
    lista de cuidados que devemos ter com nossos bichinhos de estimação.
ATIVIDADE
3 – Poema: A CASA
A Casa
Vinícius de MoraesEra uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali

Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero.

Confeccionar
cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula. Levar CD com a música do
poema e cantar com os alunos.
  • Ilustrar o poema.
  • Trabalhar versos, rima e
    estrofes.
  • Fazer leitura coletiva do
    poema com os alunos e pedir que  identifiquem, no cartaz, algumas
    palavras . Exemplo: Ana, onde está a palavra CASA no poema do
    Vinícius? Venha até aqui a frente identificar no cartaz. Muito bem! Com
    que letra começa a palavra CASA turma? Quantas letras tem a palavra CASA?
    Vamos contar juntos? Quantos pedacinhos(sílabas) tem essa palavra? Vamos
    contar nas palminhas? CA-SA …muito bem, dois pedacinhos (duas sílabas).
    Que outras palavras vocês conhecem iniciam com essa mesma letra? Vamos
    escrever uma lista de palavras que iniciem com a letraC?
Professor,
faça outras perguntas desse tipo escolhendo outras palavras do poema. Observe
que esse tipo de atividade fará com que  o aluno pré-silábico  e
silábico reflita acerca da leitura e escrita  avançando assim nas suas
hipóteses sobre o sistema alfabético.
O poema
A CASA  poderá ser  aproveitado também para
trabalhar conceito de família  .Os alunos poderão pesquisar sua árvore
genealógica, fazer dobraduras em origami de casa, e  pesquisar seus
endereços com os pais.Identificar tipos de moradias diferentes e listar os
materiais usados  para se construir uma casa. Na sequência pedir que os
alunos elaborem um texto sobre o lugar onde moram. Utilizar o texto de um aluno
silábico-alfabético e realizar correção coletiva, sem identificar o nome do
autor.
ATIVIDADE
4 – Poema: O RELÓGIO
O Relógio
Vinícius de MoraesPassa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora

Passa,
tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não
demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e
noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
  • Fazer leitura coletiva do
    poema fixado na parede da sala.
  • Cantar o poema (utilizar CD)
    .
  • Escrever lista de palavras
    com R.
  • Fazer lista dos dias da
    semana e dos meses do ano ( professor, leia depois cada palavra com os
    alunos, identifique meses que começam com a mesma letra , que tem o mesmo
    número de sílabas, identifique o mês em que os alunos fazem aniversário,
    etc. Faça o mesmo com os dias da semana).
  • Montar
    calendário,identificando os feriados , dias úteis da semana e finais de
    semana.
ATIVIDADE
5 – Poema: A FOCA
A Foca
Vinícius de Moraes
Quer ver a foca
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.

Quer ver a foca
Comprar uma briga?
É espetar ela
Na barriga!

  • Assim como os outros poemas
    este também deverá ser escrito no cartaz e afixado em sala de aula.
  • Fazer leitura coletiva do
    poema.
  • Cantar o poema com os
    alunos.
  • Ilustrar o poema.
  • Escrever lista de palavras
    que iniciam com a letra F.
  • Escrever texto coletivo (
    professor assume o papel de escriba) sobre a foca ou outros animais que
    vivem no circo.
OBSERVAÇÕES:
  • Como forma de estimular mais
    ainda a leitura , convide algumas mães para participar do projeto lendo
    poemas de outros autores para as crianças ,tornando-se, assim,  um
    momento especial para os   filhos.
  • Em todas as etapas do
    projeto devem ser realizadas   atividades diversificadas de
    aprendizagem problematizadoras e desafiadoras que levem  os alunos a
    refletirem  acerca da leitura e escrita.
  • Use o barbante  e
    massinha   para modelar a grafia correta das letras sempre
    relacionando-as com  a escrita de palavras (alunos pré-silábicos ) .
  • Realize atividades em dupla
    considerando os níveis de aprendizagem próximos dos alunos em relação a
    leitura e escrita.
  • Aproveite para colocar em
    ordem alfabética as palavras escritas nas listas.
  • Realize atividades de
    cruzadinhas envolvendo adivinhações sobre os animais.
  • Peça que recortem e colem
    letras e jornais ou revistas  para montarem  palavras no
    caderno.
  • Brinque de Bingo com nomes
    de animais e objetos.
  • Utilize o alfabeto móvel
    para construir frases relacionadas aos poemas.
  • Promova Jogos de sílabas e
    letras .
  • Faça auto  ditado
    utilizando gravuras com as palavras dos poemas .
  • Estimule a escrita dos
    poemas que os alunos já conhecem de cor.
Professor,
quando as atividades de leitura e escrita realizadas em sala de aula
possibilitam a criança participar e interagir de forma concreta, ela vai ,aos
poucos, construindo idéias sobre como se lê e escreve, por isso não se preocupe
em encher o quadro com atividades longas e cansativas para o aluno responder ,
o mais importante, porém, é trabalhar com atividades  que permitam aos
alunos  refletirem acerca da leitura e escrita e para isso a
qualidade das atividades torna-se mais importante que a quantidade.
No
laboratório de informática:
  • Peça que os alunos ilustrem
    as poesias de Vinícius no Tux;
  • Oriente os alunos a
    escreverem  as letras dos poemas  no Writer.
  • Imprima os textos e as
    imagens produzidas pelos alunos.
  • Produzam  um livro de
    poemas com os materiais do  lied (imagens e texto) e apresentem
    uma cantata com as músicas aprendidas, para a comunidade escolar.
  • Grave as poesias cantadas em
    CD e distribua entre os alunos(eles vão adorar!).
Recursos Complementares
Origami :
Vídeo
Arca de Noé (vídeo)
O Pato
Pateta (vídeo)
A Casa
(vídeo)
A Pulga
(vídeo)
A FOCA
(vídeo)
Avaliação
  • A avaliação , processual e
    contínua , deverá ser  realizada em todas as etapas do projeto
    envolvendo a observação, participação, realização de atividades, interesse
    dos alunos e análise reflexiva constante  das tarefas desenvolvidas
    em sala de aula para que assim o professor possa perceber os avanços ,
    necessidades e dificuldades dos alunos e fazer as intervenções
    necessárias.
  • Elaborar um portfólio
    individual, em relação a evolução da escrita,  que mostre o que cada
    aluno aprendeu durante o projeto.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

Você também pode gostar de:

Siga-nos no Facebook

Readers Comments (13)

  1. gostei vou trabalhar o mês de abril um projeto sobre poesia, com ed. infantil. bjos!

  2. Adoro seu blog.Este do Vinicius é o máximo.Sou professora de Educação Musical e foi de grande importância.Muito obrigada.Bjs

  3. Muito bom!!!!!!!!!!!Tem como mandar esse do Vinícius para meu e-mail cleocourt@oi.com.br pois na minha escola iremos trabalhar Vinícius o ano todo

  4. Amei seu projeto parabens!

  5. perfeito o seu projeto parabens!

  6. Excelente Projeto!!! Vou desenvolver na minha escola. Parabéns!

  7. AMEI SEU PROJETO!!! ELE ENSINA DE MANEIRA CLARA E OBJETIVA

  8. adorei o projeto! Vou trabalhar o centenário de Vinícius de Moraes numa feira integrada com meus alunos.

  9. Parabéns!!!! Ótima maneira de divulgar boas ideias a todos educadores>

  10. isto com certeza vai ajudar muitas pessoas <3<3<3<3…

  11. parabéns!

Leave a comment

Your email address will not be published.

*



DONE