texto alternativo da imagem

PROJETO PRIMAVERA

PRIMAVERAC111

A pedido da Leitora Rita Garcia
Este projeto não é meu, foi retirado do blog Cantinho alternativo.

Projeto Primavera:

JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação
com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar
as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza
proporciona.

OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura

MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.
CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.

AVALIAÇÃO:
Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos:
(meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA:
– Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
– Revista Nova Escola – Setembro 2006.
– Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
– Projetos Escolares – Educação Infantil.
– Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das
canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas
crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por
elas próprias e outras com flores )

 DICAS PAR A EXECUÇÃO

– No CD Arca de Noé tem uma
linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc – também é uma
opção. ( Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol )

– A
montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da
natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente… todos
os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o
painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for
exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.


Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de
jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera – é
simpático e as crianças amam.
– Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho
pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como
pais em casa também.

– Para os maiores: O dia que marca o início
da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da
noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima
se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.

Siga-nos no Facebook

Readers Comments (1)

  1. Olá querida Patrícia , vim matar as saudades. E te desejar um ótimo finalzinho de semana! Bjinhos no coração! Deus te abençoe, seu Blog tá lindo, adorei a idéia! Fique com Deus! Márcia Valéria.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*