texto alternativo da imagem

PROJETO FOLCLORE PARA ENSINO FUNDAMENTAL

folclore-Ensinar-Aprender0061
APRESENTAÇÃO
Todo e qualquer ser humano tem cultura.A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos.Alguns  fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são:família,grupos sociais a que pertencemos,o conhecimento que adquirimos da cultura científica,tecnológica,artística,literária,religião,meio ambiente,lembranças do passado,trabalho,estudo, os sistema político,contexto econômico,além de outros.
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente.Eles dependem uns dos outros,convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos.Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural,agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos,como solidariedade,afeto,respeito,violência.Esse  conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.

 

O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico   de um povo.O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e  resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos”  contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.
Objetivos Gerais
  Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade,região ou do Brasil;
  Resgatar,vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
  Interessar-se  por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
  Incentivar  a entender a sabedoria popular  e sua influência e na vida social;
  Envolver  as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;
Conteúdos específicos   
Lendas típicas
Adivinhas
Leitura e escrita
Trava-línguas
Piadas
Lendas da nossa região
Objetivos Específicos
Conhecer e resgatar  algumas lendas,inclusive as regionais;

 

Conhecer e valorizar a própria cultura;

 

Estabelecer relação entre o falado e o escrito;

 

Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;

 

Identificar-se como parte integrante da cultura popular;

 

Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região

 

Identificar o uso da linguagem formal e informal;

 

Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;

 

Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
Cronograma das atividades:
Período de11/08 a 15/08
 Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
 Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.
Período de  18/08 a  19/09
Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
Montagem de murais.
Produções textuais como recontos.
Dramatizações de lendas.
Trabalhos de  arte: quebra cabeça,recorte e colagem e desenhos
Período de 22/08 a 03/10

Filmes.

  Desenhos

Exposições dos trabalhos na culminância.

MAIS ATIVIDADES:

Muitas atividades sobre folclore
Folclore, diversas atividades

 

Siga-nos no Facebook

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*