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PLANO DE AULA DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA

Também a pedidos da leitora Graziele segue o plano de aula sobre direitos e deveres da criança.
 
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
 
A partir das aulas propostas, o/a
aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os
direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolverá
habilidades lógicas e linguisticas; bem como poderá construir sua
autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação
na construção dos direitos e deveres no interior da escola. A
concentração e a atenção dos/as alunos/as também poderão ser trabalhadas
nas atividades propostas.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é
necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as os combinados
da turma com relação aos direitos e deveres da criança no interior da
escola e dialogue sobre o que já sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e
do Adolescente).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos

Para esta aula sugerimos que
você professor/a, procure trabalhar com as crianças o significado das
palavras: direitos e deveres. Para isso, converse com a turma e
possibilite a fala de cada criança sobre o tema. Registre as falas em
uma cartolina e depois a fixe-a na sala de aula, para que toda a turma
possa consultar o cartaz confeccionado.
Após este momento, explique
para a turma que todas as pessoas têm direitos, mas também têm deveres e
ressalte a importância de conhecê-los e compreendê-los. Questione a
turma com a seguinte pergunta: por que precisamos ter direitos e
deveres?. Nesta discussão você estará contribuindo para que compreendam
que os direitos e deveres existem para possibilitar melhor convivência.
Agora, proponha uma atividade de registro no caderno dos/as alunos/as
seguindo as orientações abaixo:
Muito bem! Estamos descobrindo
muitas coisas sobre os direitos e deveres das crianças e dos
adolescentes. Agora, que tal registrar, no quadro abaixo, a sua opinião
sobre os deveres que você tem:

 

Deveres com:
 
Os colegas
A escola
A família
Você mesmo

Professor/a depois dos/as
alunos/as terminarem os registros, propicie um momento de discussão e
socialização das suas respostas. Faça uma roda de conversa com a turma,
se preferir você poderá sugerir que os/as alunos/as troquem os cadernos
para um/a ler a resposta do/a outro/a.

Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos

Com esta aula, você professor/a
proporcionará uma reflexão sobre os direitos e deveres das crianças na
sala de aula. É importante destacar, que um ambiente autônomo é
construído a partir da voz de todos/as aqueles/as que vivenciam este
espaço. Por isso, descubra o que as crianças pensam sobre seus direitos e
deveres na sala de aula. Organize a turma em duplas e peça que
conversem sobre os direitos e deveres das crianças em sala de aula. Cada
dupla deverá registrar suas opiniões no próprio caderno.
Depois, abra a discussão para o grupo e construa um cartaz coletivo com as respostas das crianças. Siga a instrução abaixo:
Combinados da Turma

Meus direitos na sala de aula                                                               Meus deveres na sala de aula

 Este cartaz poderá ser fixado na
parede da sala de aula e ter a assinatura de todas as crianças,
firmando compromisso com o que foi escrito.

Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos

Nesta aula professor/a você
trabalhará com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso,
utilize a história da Turma da Mônica, criada por Maurício de Souza,
para instigar a curiosidade das crianças. Por meio dos quadrinhos e de
seus personagens alegres e simpáticos, a mensagem dos direitos e deveres
das crianças e dos adolescentes é trabalhada de maneira lúdica e
prazerosa.

Para ter acesso a história completa, clique aqui

Professor/a faça a leitura com a
turma e possibilite um tempo para que os/as alunos/as façam a leitura
das imagens dos quadrinhos. A turma poderá estar organizada em dupla.
Após a leitura da história e das descobertas feitas, converse com as
crianças sobre algumas partes da história:

Avaliação

A avaliação é fundamental durante
todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, você deverá avaliar se os
objetivos com relação à reflexão e compreensão dos direitos e deveres
das crianças e adolescentes foram alcançados pela turma. A sua
observação e registro ao longo das atividades são importantes para
analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as
alunos/as durante as mesmas. Ao ouvir a criança acerca da atividade
proposta, você professor/a possibilitará que a avaliação contemple
seus/suas alunos/as. A partir daí reorganize suas ações.

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