texto alternativo da imagem

O QUE É FOLCLORE

www.ensinar-aprender.com.brfolclore-20051
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. 
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
O Brasil possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, supertições, comemorações e representações que, pelos quatro cantos dos pais, exaltam a nossa cultura. Se o sul e o Sudeste brasileiro são regiões em que as manifestações folclóricas têm ocorrido com menor intensidade, por causa da crescente industrialização das cidades, no Norte, no Nordeste e no Centro – Oeste do país as tradições se mantém cada vez mais vivas. Ha muito tempo elas fazem parte da vida de muitas pessoas. E a partir de agora, você vai poder conhecer um pouco sobre elas.
A origem do termo vem de uma palavra criada pelo inglês William John Thoms, a 22 de Agosto de 1.846.
FOLK = Povo
LORE = Conhecimento, saber.
Essa data foi consagrada como dia Mundial do Folclore.
Folclore é o conjunto de tradições, conhecimentos, adivinhações, provérbios, superstições. VEJA MAIS SOBRE FOLCLORE

 

Siga-nos no Facebook

Readers Comments (1)

  1. Giulia Venturini 18 agosto, 2013 @ 23:59

    gostei muito desse blog ele ajuda muito e tem atividades super legais.. Parabens!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*