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NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. HIPÓTESES INFANTIS

 Queridas, fiz este vídeo sobre os níveis da escrita da criança, como é meu primeiro vídeo tive alguns probleminhas portanto ele ficou dividido em duas partes… os próximos ficarão melhores com certeza… não riam de minha desenvoltura desajeitada frente a câmera… rsrs, afinal não sou artista né… espero contribuir para prática de vocês com este vídeo e que mandem sugestões para os próximos.
Beijos!
PatríciaA caracterização de cada nível não e determinante, podendo a criança estar em um nível ainda com características do nível anterior. Essas situações são mais freqüentes nos níveis Intermediários I e II, onde freqüentemente podemos nos deparar com contradições na conduta da criança e nos quais se percebe a perda de estabilidade do nível anterior e a não estabilidade no nível seguinte, evidenciando o conflito cognitivo.

 

• NÍVEL 1: HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA;– não estabelece vinculo entre fala e escrita;
– demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
– usa letras do próprio nome ou letras e números dna mesma palavra;
– caracteriza uma palavra como letra inicial;
– tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever;

 pré-silábico-1 pré-silábico-2

 

• NÍVEL 2: INTERMEDIÁRIO I;– começa ater consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e a escrita;
– começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
– conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.

• NÍVEL 3: HIPÓTESE SILÁBICA;

– já supõe que a escrita representa a fala;
– tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
– já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba;
– em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.

 nível-silábico
• NÍVEL 4: HIPÓTESE SILÁBICO-ALFABÉTICA OU INTERMEDIÁRIO II;

– inicia a superação da hipótese silábica;
– compreende que a escrita representa o som da fala;
– passa a fazer uma leitura termo a termo; (não global)
– consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável. Por exemplo, CAL para cavalo.

silábico-alfabético
• NÍVEL 5: HIPÓTESE ALFABÉTICA.– compreende que a escrita tem função social;
– compreende o modo de construção do código da escrita;
– omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
– não tem problemas de escrita no que se refere a conceito;
– não e ortográfica e nem léxica.

alfabético

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