texto alternativo da imagem

PLANO DE AULA PARA DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES CORPORAIS.

PÚBLICO ALVO CRIANÇAS DO MATERNAL 0 A 3 ANOS.

Objetivos
– Trabalhar em grupo e aprender regras de convivência, como esperar a vez, ganhar e perder.
– Desenvolver habilidades corporais (pular, virar cambalhota etc.).

Material necessário
Colchonete, corda e obstáculos para as crianças pularem, como argolas e bambolês.

Flexibilização

Para garantir a participação de crianças cadeirantes nesta atividade, o educador terá que contar com alguém que possa empurrar a cadeira. O ideal é que os próprios colegas cumpram este papel. O professor pode organizar um rodízio para empurrar a cadeira em alguns trechos do percurso, como, por exemplo, a passagem por baixo das cordas. É claro que, neste momento, a corda deve ser levantada, mas não o suficiente para a criança não ter que fazer nenhum movimento. Se ela for capaz de abaixar a cabeça ou dobrar o tronco, estes movimentos devem ser propostos.
É importante ressaltar, porém, que a simples adaptação do espaço e do material nem sempre dá conta de garantir a participação destas crianças e, sendo assim, é fundamental que o professor planeje, com antecedência, desafios possíveis para eles, e dos quais todos possam participar. As cambalhotas, por exemplo, podem ser também substituídas por “manobras radicais”, assim: a partir de um sinal sonoro, todas as crianças devem sair correndo e, ao ouvir outro tipo de sinal, devem mudar de direção rapidamente, ou parar bruscamente. Atividades como essa podem garantir muita diversão se a criança com deficiência física puder fazer uma dupla com algum de seus colegas, que empurrará a cadeira. O importante é garantir a participação de todos na maioria das situações.

Desenvolvimento
No pátio, monte um circuito com vários materiais: estique cordas e peça que os pequenos passem por baixo sem encostar nelas, coloque bambolês no chão e diga que pulem de um para outro e oriente para que façam cambalhotas sobre colchonetes. Apresente o que deve ser feito em todo o circuito e acompanhe as crianças em cada um dos desafios, evitando que tenham medo ou se machuquem.

Avaliação
Observe a diferença na participação de cada criança frente aos desafios corporais propostos para planejar as próximas atividades envolvendo maiores e menores dificuldades.

 
Revista Nova Escola

Cadastre-se e Receba as Postagens por Email
Digite seu Email:

Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.

Siga-nos no Facebook

Readers Comments (12)

  1. Nossa, gostei muito desse blog, parabéns! Sou professora de educação física e trabalho com maternal…estou amando suas idéias.Bjão!

  2. Realmente muito Lindo e abençoado seu blog, PARABÉNS!Que Deus continue a te iluminar. Te convido a visitar o meu:taismarapsicopedagoga.blogspot.com.br sou novata nesse meio mas estou caminhando e aprendendo muito com todos. Bjoss

  3. Mt bom msm parabéns!!!!

  4. gostei bastante das atividades

  5. amei as atividades.

  6. Parabéns continue assim, ajudando os recem formados e aqueles que estão ainda cursando perdagogia como eu por exemplo.
    obrigaduh !!!

  7. amei este cantinho…….

  8. Amei esse blog,tem me ajudado muito!!! Parabéns .

  9. voces so estão esquecendo da ludicidade, aplicar uma aula de esquema corporal so por aplicar não vai ajudar em nada o desenvolvimento motor das crianças, fazer ela passar por um circuito sem estimular a imaginação só vai fazer com que eles não queiram fazer a aula. esta desmotivação vai atrapalhar muito nas atividades, lembre-se que vc esta trabalhando com crianças e deve entrar no mundo dela nao elas no seu…

  10. por favor, às pedagogas, nao apliquem atividade apenas por aplicar, ed fisica é coisa seria….

  11. aplique atividades que possa ampliar ou complementar mais os nossos conhecimentos

  12. uau! quantas ideias maravilhosas!!!parabéns ,amei esse blog.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*