texto alternativo da imagem

CRIANDO LIVRO DE PARLENDAS

Objetivos
– Favorecer situações de escrita com base em textos memorizados.
– Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético.

Conteúdo
– Escrita.

Anos 
1º e 2º anos.

Tempo estimado 
Nove aulas.

Material necessário
Livros de parlendas, canetas coloridas, giz de cera, lápis preto e letras móveis.

Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, pergunte se conhecem outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Leia outras e acrescente à lista.

Flexibilização para deficiência intelectual
Encaminhe para o aluno algumas parlendas como lição de casa para que a família o ajude a memorizar partes da história e os títulos.
2ª etapa
Divida a classe em grupos. Distribua um conjunto com as letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contem quantas letras receberam e confirmem a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual será o primeiro trecho a ser escrito. Enquanto observa as produções, faça perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: “Com qual letra começaram a escrever o trecho da parlenda?”, “O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita?”. Peça que leiam o que escreveram – essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita.

3ª etapa
Forme duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que já está escrito para que este dê continuidade. Distribua as letras e relembre oralmente a parlenda. Faça intervenções: “Quantas letras deve ter esse pedaço?”, “Com qual letra deve terminar o verso?”. Peça que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.

Flexibilização para deficiência intelectual
Coloque o aluno com uma das duplas e considere os conhecimentos dele ao realizar esse agrupamento.

4ª etapa
Após a escrita das parlendas, crie com a turma o título da coletânea, escrevendo-o no quadro negro.

5ª etapa
Monte os livros e distribua-os aos alunos. Peça que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa e escreva o título combinado.

6ª etapa
Proponha a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma turma da escola. No dia marcado, divida a sala em grupos. Cada um recitará uma parlenda.

Produto final
Livro com parlendas eleitas pelo grupo.

Avaliação
Observe se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita. Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?

 Cadastre-se e Receba as Postagens por Email
Digite seu Email:

Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.

Siga-nos no Facebook

Readers Comments (3)

  1. Ai…ai….Suas postagens são merecedoras de incentivos sim!
    Gostei de todas que consegui abrir.
    Seu blog pode ter mais acessos e muitos,aliás…Só que deveria considerar o tráfego das propagandas… Muita postagem com animação dificulta a pesquisa da colega, concorda? Pq vc coloca propagandas?Desculpe, minha interferência,mas sou da opinião que blog pedagógico deve ter como principal objetivo seu conteúdo.E conteúdo vc tem e com qualidade! Parabéns pelos planos de aulas,todos ótimos.
    Venha visitar o linguagem,farei uma postagem sobre seu blog, posso?

  2. vfgbgvbhfnvhfvn cxhvhcxbgvfcdsnckfmvhfbv hvncvbfduyvfdfjjjfjflsdfjdsfdlfjdksfdjfjdkfbbvfbv hvbcjhvbuhfdbvidfv hvbdfvfhdvyf hcbusdgusd yufbyfvbuydv uhhf

  3. Maria das Graças Pereira de Sá alves 20 agosto, 2015 @ 15:54

    Boa tarde, gostaria muito em ter acesso o material didático pruduzido por vocês, Sáo fantástico e erá ser importante para o desenvolvimento de meus aluno.
    Att,
    Maria das Graças

Leave a comment

Your email address will not be published.


*