Estações do Ano

Estações do Ano – O movimento de translação do planeta em torno do Sol juntamente com a pequena, mas significativa, inclinação do eixo da Terra determinam a ocorrência de variações climáticas ao longo do ano para uma mesma região.

Nestas variações climáticas estão incluídas a temperatura, a umidade do ar, a ocorrência de ventos e o volume de chuvas.

Tais fenômenos são determinados, além de outros fatores continentais, pela quantidade de luz que atinge certa região e pela intensidade dos raios solares que compõem esta luz.

Sendo assim, é compreensível o porquê da influência da inclinação do eixo do planeta na determinação das variações climáticas que marcam cada estação do ano. Veja a figura abaixo:

Estações do Ano

A inclinação do planeta e sua posição em relação ao Sol determinam a iluminação diferenciada dos hemisférios quando a Terra ocupa as posições 1 e 3. Isso porque a inclinação faz com que mais iluminação chegue a um hemisfério do que no outro.

No caso da posição 1, a luz solar chega diretamente ao Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, proporcionando temperaturas maiores e altas taxas de umidade do ar. Está ocorrendo, portanto, o verão no Hemisfério Norte e como conseqüência da pouca iluminação, ocorre o inverno no Hemisfério Sul.

Nesta outra figura, os raios solares estão representados e chegam diretamente, ou seja, de forma perpendicular ao Trópico de Câncer no Hemisfério Norte, e de forma inclinada ao Trópico de Capricórnio do Hemisfério Sul. Sendo assim, o calor é mais forte no Hemisfério Norte, pelo fato de os raios solares serem mais intensos.

Estações do Ano

Repare na parte superior da figura a representação de como os raios solares atingem uma pessoa posicionada exatamente no Trópico de Câncer e exatamente no Trópico de Capricórnio. No caso da primeira pessoa, a luz atinge sua cabeça de forma perpendicular como ocorre no Sol de meio dia, quando o calor é mais intenso. No caso da segunda pessoa, a luz a atinge de forma inclinada, como ocorre durante o Sol da manhã, o Sol de 9 horas, horário em que o calor não é tão intenso.

Isso explica a diferença de intensidade de calor entre as estações inverno e verão, exatamente porque a luz chega de forma inclinada na primeira estação e de forma perpendicular na segunda estação.

Na posição 3, a situação se inverte porque o Sol bate perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul. Dessa forma, ocorre agora o verão neste hemisfério e o inverno no Hemisfério Norte. No inverno, as temperaturas baixam e como conseqüência quase não ocorre chuvas. Isso acontece porque menor quantidade e intensidade de raios solares atingem o hemisfério.

Já nas posições 2 e 4, o Sol bate perpendicularmente sobre a Linha do Equador, sem privilegiar nenhum dos dois hemisférios com mais luz. Neste caso, a luz chega de forma inclinada aos dois hemisférios, garantindo a ocorrência de uma estação intermediária entre verão e inverno, o outono e a primavera, com temperaturas medianas e ocorrência espaçada de chuvas.

Estações do Ano

Para resumir e concentrando nossa atenção no Hemisfério Sul, vejamos como os raios solares nos atingem ao longo das estações do ano:

Verão: o sol bate perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio fornecendo maior quantidade de luz e consequentemente calor. O período do dia é maior que o período da noite, justamente por que o hemisfério está recebendo mais luz durante mais horas. Mês: dezembro.

Outono: o sol bate perpendicularmente sobre o Equador fornecendo raios solares levemente inclinados, com luz e calor medianos. Dias e noites tem a mesma duração, pois os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz. Mês: março.

Inverno: o sol bate perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, fornecendo raios solares inclinados e menor intensidade de luz e calor. O período do dia é menor que o período da noite, justamente por que o hemisfério está recebendo menos luz durante menos horas. Mês: junho.

Primavera: o sol bate perpendicularmente sobre o Equador fornecendo raios solares levemente inclinados, com luz e calor medianos. Dias e noites tem a mesma duração, pois os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz. Mês: setembro.

_____

Estações do Ano

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Estações do Ano”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.