TEXTOS DO PROJETO ABC DO CORPO HUMANO

abc-do-corpo-200x265
abc-do-corpo-200x265
AXILA
A AXILA É A PARTE INTERNA DO BRAÇO QUE SE LIGA AO TRONCO, E, É MAIS CONHECIDO COMO SOVACO.
NESTA PARTE DO CORPO, TEMOS PELOS QUE COMEÇAM A CRESCER NOS MENINOS NO MEIO DA PUBERDADE (NA ADOLESCÊNCIA) E NAS MENINAS NO Início, NA FAIXA ENTRE OS 11 E 18 ANOS DE IDADE, MAS DEPENDE DE· CADA METABOLISMO.
 OS PELOS SÃO IMPORTANTES UMA VEZ QUE ELES SÃO UMA ESPÉCIE DE ANTIATRITO ENTRE A PARTE SUPERIOR DO BRAÇO E O TÓRAX, ALÉM DISSO, MANTÉM Â UMIDADE LONGE DA PELE, DEIXANDO A AXILA SECA O QUE IMPEDE A PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS QUE PRODUZEM ODOR. É COMUM O USO DE DESODORANTES NAS AXILAS PARA EVITAR O ODOR NATURAL QUE NOSSO CORPO PRODUZ (VULGARMENTE O CC).
 BOCA
A BOCA É A ABERTURA DO TUBO DIGESTIVO DOS ANIMAIS E ONDE SE INICIA O PROCESSO DA DIGESTÃO DO HOMEM GERALMENTE LOCALIZA-SE NA CABEÇA. A BOCA É UMA CAVIDADE ORAL. ELA ESTA SITUADA NA FACE, INTEGRANDO A UMIDADE CRÂNIO-FACIAL, QUE CARACTERIZA UM INDIVÍDUO. A BOCA CUMPRE UM PAPEL IMPORTANTE NA VIDA DE RELACIONAMENTO. SERVINDO COMO “POSTO DE FRONTEIRA” DO ORGANISMO. A BOCA HUMANA É CONSTITUÍDA PELOS DENTES E PELA LÍNGUA, QUE MISTURA E TRANSFORMA O ALIMENTO EM BOLO ALIMENTAR, AO ENVOLVÊ-LO COM A SALIVA.
AO REDOR DA BOCA HUMANA, EXISTEM AS GLÂNDULAS SALIVARES QUE PRODUZEM A SALIVA. UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES É DE TRANSFORMAR O AMIDO EM PRODUTOS MAIS SIMPLES. DEPOIS DE FORMADO O BOLO ALIMENTAR PASSA PARA A FARINGE (DEGLUTIÇÃO).
DE TODOS OS LUGARES DO CORPO HUMANO, A BOCA É QUE APRESENTA MAIORES NÍVEIS E DIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS. A BOCA DEVE A SUA FUNCIONALIDADE AO SISTEMA NERVOSO. EM OUTRAS PALAVRAS SEM O SISTEMA NERVOSO, A BOCA NÃO EXISTIRIA.
CABEÇA
EXTREMIDADE SUPERIOR DO CORPO HUMANO QUE CONTÉM ÓRGÃOS COMO O ENCÉFALO, VISÃO, AUDIÇÃO, OLFATO E PALADAR. É NORMALMENTE COBERTA PELO COURO CABELUDO.
A CABEÇA É TI DA COMO A SEDE DA INTELIGÊNCIA,    DO PENSAMENTO, TALENTO, JUÍZO,· MEMÓRIA, LEMBRANÇA.
DENTE
DENTE É UMA PARTE DURA, SALIENTE E ESBRANQUIÇADA QUE SE LOCALIZA NO MAXILAR E MANDÍBULA (BOCA). É USADO PARA MORDER E TRITURAR OS ALIMENTOS PREPARANDO-OS PARA SEREM ENGOLIDOS. TAMBÉM AUXILIAM NA FONAÇÃO (FALA) E PARA IDENTIFICAR FÓSSEIS (MORTOS).
A FORMAÇÃO DENTÁRIA COMEÇA NA SEXTA SEMANA PRÉ-­NATAL E CONTINUA ATÉ OS 15 ANOS. UM HUMANO ADULTO POSSUI 32 DENTES, OS QUAIS COMEÇAM A NASCER POR VOLTA DO QUARTO MÊS’ DE VIDA E ATÉ OS TRÊS ANOS A CRIANÇA JÁ POSSUI 20 DENTES TEMPORÁRIOS OU DE LEITE E COMEÇA A TROCÁ-LOS POR VOLTA DOS SEIS ANOS ATÉ OS 11 ANOS DE IDADE. O SISO COSTUMA NASCER AOS 21 ANOS, POR ISSO É CONHECIDO COMO “DENTE DO Juízo”.
OS DENTES DEVEM SER ESCOVADOS APÓS QUALQUER REFEIÇÃO, AO ACORDAR E ANTES DE DORMIR. O USO REGULAR DE FIO DENTAL TAMBÉM É NECESSÁRIO UMA VEZ QUE A ESCOVA NÃO ALCANÇA OS ESPAÇOS ENTRE OS DENTES SENDO O HORÁRIO MAIS RECOMENDADO ANTES DE DORMIR.
A SAÚDE DENTAL DEPENDE TAMBÉM DA INGESTÃO CORRETA DO FLÚOR, POR ISSO QUASE TODAS AS PRINCIPAIS MARCAS DE CREMES DENTAIS CONTÊM FLÚOR. UM CREME DENTAL SEM FLÚOR PODE SER INDICADO PARA CRIANÇAS MENORES DE SEIS ANOS. O PROFISSIONAL QUE CUIDA DOS DENTES É O CIRURGIÃO-DENTISTA, POPULARMENTE CONHECIDO COMO DENTISTA. ELE DEVE SER VISITADO PELO MENOS DUAS VEZES POR ANO.

Você também pode gostar de:

Siga-nos no Facebook

Readers Comments (2)

  1. me ajudou muitoooooooooooooo mas o texto e grande demais

  2. Gostaria que vc me envie umas atividades relacionadas aos cinco sentidos.

Leave a comment

Your email address will not be published.

*



DONE