COMO MONTAR UM PROJETO ESCOLAR

9516611

Dicas para Montar um Projeto Escolar

Nos dias de hoje discute-se muito a forma como a educação dita formal (escolar) tem sido estruturada.
Neste contexto, o aluno e o professor possuem um papel muito passivo no processo ensino-aprendizagem, na medida em que não têm a possibilidade de construírem este processo. Conteúdos e formas de apresentação das mesmas já estão pré-estabelecidas. Assim, o processo ensino-aprendizagem perde toda sua magia, deixando de ser significativo e prazeroso,tanto para os alunos como para os professores.A pedagogia de projetos vem nortear as atividades escolares, permitindo um trabalho interdisciplinar, abrangendo as diversas áreas do conhecimento, inserida na realidade e viabilizando múltiplas relações sociais.A função do projeto é favorecer a criação de estratégias para resolverem um problema proposto, testar algumas hipóteses referentes a um determinado tema, pesquisar sobre um assunto eleito pelo grupo, enfim, levar o grupo a buscar o que lhe é significativo.O projeto auxilia os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professor uma postura flexível, de pesquisador onde os desafios e conflitos o estimulem e não o paralisem. As fontes de pesquisa são as mais diversas: livros, material impresso, vídeos, relatos de exposições culturais, músicas, experimentos…A pesquisadora francesa Josette Jolibert diz que a Pedagogia de Projetos favorece o envolvimento dos alunos como co-autores de sua aprendizagens, possibilitando-lhes fazer escolhas, decidir e se comprometer com suas escolhas, assumir responsabilidades, planejar suas ações, ser sujeito de sua aprendizagem.
Os projetos surgem na relação adulto/criança na medida em que o professor é capaz de atribuir significado à curiosidade despertada por assuntos ou atividades, às perguntas feitas, ao que é necessário ao seu desenvolvimento. No momento em que o professor consegue entender e aprofundar seus conhecimentos nesta proposta de trabalho, terá condições de aventurar-se em infinitas descobertas e perceber o quanto isto é enriquecedor.As etapas da elaboração de um projeto são muito importantes e repletas de descobertas. Para tanto o professor deve se organizar e mapear o que deseja trabalhar. Esse mapeamento deve ser flexível.Roteiro:
– Objeto do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História…)
– Conteúdos específicos – Tema
– Objetivos específicos – O que o professor e os alunos desejam com o projeto.
– Objetivos:
– De vida cotidiana – questões práticas relacionadas com a construção do grupo:- Empreendimento – apoiados em situações reais, nas realizações do grupo;
– Aprendizado – conhecimento relacionado à aprendizagem do grupo.
– Justificativa – O que as crianças possam vir a conhecer.
– Origem do projeto
– Intenção do projeto
– Relação do tema com o grupo, observando as características da idade, tipos de pensamento, relações que estabelecem com o mundo.
– Desenvolvimento – marcos do trabalho, atividades…
– Avaliação – Uma do professor e outra do grupo de alunos- Tempo provável de duraçãoDe acordo com as pesquisas de Jolibert, situações favoráveis para aprendizagem são criadas a partir de um meio propício à discussão, tomada de decisões, reflexões, ações e avaliações contínuas. No momento que o grupo está envolvido pelo seu projeto é como se esse estivesse “vivo”, as crianças mais cooperativas buscando estratégias e definindo em conjunto a condução do projeto, permitindo maior autonomia.
Um projeto pode dividir-se em:· Projetos referentes à vida cotidiana: abrangem todas decisões relacionadas à existência, ao funcionamento da vida de um grupo de crianças e adultos na escola.Organização do espaço, tempo, atividades, regras… permitem uma maior organização das crianças deste grupo, oportunizando-as a se expressar, escolher, viver e assumir seus conflitos, compartilhar as responsabilidades, aprender a ouvir os outros, tornarem-se autônomos.·
Projetos empreendimentos: atividades complexas em torno de uma meta definida. São referentes a situações reais, transformando um mero conteúdo escolar em uma necessidade e atividade prática concreta. Essas situações possibilitam aos alunos lidarem com a distribuição de tarefas em um espaço de tempo e efetuarem um processo de avaliação dos resultados obtidos.· Projetos de aprendizado/competência: pôr ao alcance das crianças o conteúdo das instruções oficiais. Portanto, surgem do desejo de tornar os alunos sujeitos de sua aprendizagem. Esses projetos são construídos coletivamente (professor/aluno) a partir da apresentação simplificada do conteúdo curricular. O mesmo decorre dos projetos de vida cotidiana e empreendimento, pois desenvolvem habilidades, destrezas e conteúdos que sustentam a execução dos mesmos.
Durante a execução do projeto, o grupo deverá realizar avaliações contínuas referentes ao relacionamento em grupo, planejamento e suas etapas, execução, envolvimento, responsabilidades e que marcas lhe são significativas em uma etapa do projeto ou mesmo na finalização do mesmo. Esta avaliação pode ser feita através de registros gráficos, relatórios, reflexões orais, painéis…Os registros realizados no decorrer do projeto servem como um importante referencial do que está sendo desenvolvido no momento e para divulgar o trabalho na escola. O projeto é aberto e o envolvimento de mais pessoas com certeza possibilitará muitas trocas e descobertas significativas.
O trabalho com projetos permite que qualquer criança, mesmo as com necessidades educativas especiais, viva com autonomia suas estratégias de aprendizagem e sua vivência num grupo com estruturas envolventes, conflitivas, criativas, responsabilizantes. Permite que as crianças construam sua história de “vida escolar” com entusiasmo, alegria, conflitos, dificuldades e muitas aventuras, permeadas pelo currículo escolar.

* Texto elaborado pela equipe pedagógica do Centro Integrado de Desenvolvimento,CID, escola inclusiva de Porto Alegre.

Você também pode gostar de:

Siga-nos no Facebook

Readers Comments (40)

  1. Oii preciso de um projeto e um planejamento sobre habilidades sociais para crianças de 03 anos… não tenho encontrado atividades para realizar….
    Agradeço se puder me auxiliar…
    Seu espaço é muito interessante..
    Beijos e Boa páscoa

  2. Olá Amada,
    Eu mandei uma mensagem pra você através do google friend connect, dando uma explanada sobre o assunto… você não recebeu? Não tenho nada com o termo específico "habilidades sociais", porém podemos aproximar buscando algo sobre socialização que na verdade significa a mesma coisa, a apreensão das habilidades sociais por parte do sujeito produzem sua socialização e atuação no campo das relações.Prometo que vou olhar com carinho pra você… Beijos e Feliz Páscoa!

  3. vc tem um geito feio em suas baranga ……..

  4. Patricia…Bom dia!!!
    Parabéns pelo seu trabalho…
    Abraço Renata

  5. Visitei seu blog e achei enriquecedor.

  6. Sandra Laura Duarte 15 janeiro, 2013 @ 12:20

    Continue sempre repartido seus conhecimentos, você é especial por isso.

  7. gostaria que me surgerisse pelo meno um tem interessante p montar um projeto escolar o resto eu vou dar meus pulos,nao encntrei nada de enteressante na net,sera q vc poderia ajudar-me? obg

  8. Adorei esta página, espero no futuro ela me auxilie.
    Parabéns

  9. Parabéns, adorei seu trabalho muito construtivo…

  10. Oi Patricia !
    Meu nome é Soraya, seu blog é lindo, e muito esclarecedor.
    Parabéns ! Abraços !

  11. Um trabalho como esse demonstra o tamanho do afeto com que deve ser tratada educ infantil

  12. oiee, interressante o blog mas, nao encontro nada a ver com o projecto escolar, o que sera projecto escolar?

  13. olá gostei muito do que vi aqui, gostaria de receber seu apoio e dica, eu queria desenvolver um projeto na escola em que sou bolsista do pibid, um projeto que levasse os adolescentes a se descobrirem profissionalmente o que eles realmente gostariam de fazer no futuro.

  14. Oi Gostei muito estou fazendo trabalho espeficio
    deu novas idéias… Parabens !!!

  15. parabens site estar muito bom

  16. preciso fazer um projeto para 3 escolas diferentes, sobre literatura ligado a história…vc tem alguma idéia?

  17. É correto fazer um projeto com alunos de Multifuncional, sendo que os alunos que eu atendo, tem diferentes necessidades, estão em níveis completamente diferentes?

  18. muito bom!!!!!!!

  19. Patricia quero uma grande ajuda sua, não estou conseguindo elaborar um projeto, onde o tema é Vultos Pernambucanos, e o seu subtema é Mestre Vitalino, fiz dois projetos só que a coordenação ao gostou, me dá umas dicas por favor…

  20. Olá, como faço para colocar essa animação no cursor do mouse? gostei muito! que codigo uso?

  21. olá, estou querendo fazer um projeto.. e não estou conseguindo elaborar o tema é indisciplina na educação infantil com cinco laudas na revisão bibliográfica mande um exemplo pra min por favor ..

  22. olá, estou querendo fazer um projeto.. e não estou conseguindo elaborar o tema é indisciplina na educação infantil com cinco laudas na revisão bibliográfica mande um exemplo pra min por favor ..

  23. Olá
    Precisava de um projeto referente à vida cotidiana, mais especificamente sobre valores.
    Te agradeço muito se puder me ajudar!
    Parabéns pelo seu trabalho Deus te abençoe.

  24. Muito bom…
    Beijos e uma ótima semana linda!

  25. maria rosa lemes 23 julho, 2013 @ 23:35

    oi Patricia seu blog é belíssimo , estou aproveitando muito , obrigada por tudo …vc é artista!

  26. maria rosa lemes 23 julho, 2013 @ 23:36

    oi Patricia seu blog é belíssimo e está me ajudando muito …obrigada por tudo ..você é artista , você é muito especial …

  27. seu blog é muito lindo ! amei !

  28. Amei teu blog!! gostaria de um exemplo de projeto para a educação infantil!! Beijos Greice Rio Grande do sul

  29. Amei teu blog!! gostaria de um exemplo de projeto para a educação infantil!! Beijos Greice Rio Grande do sul

  30. meu nome é LUCIMAR RODRIGUES DE LIMA, gostei muito isso vai ajudar nos trabalhos da faculdade.

  31. Parabéns pelo seu trabalho, não leva em cinsideração as ofensas das pessoas isso é coisa de gente disqualificada que quer que você perca seu foco e apagar sua sede pelo conhecimento.

    Parabens e nunca se esqueça que nós colhemos o que plantamos e no momento tempo de Deus você colherá coisa magnífica que Deus já tem preparado para você.
    Parabéns pelo seu trabalho!!!!!

  32. Adriele mendes 25 outubro, 2013 @ 15:58

    preciso montar um projeto com varias apresentações com meus alunos mais estou sem ideias será se você pode me ajudar?

  33. OI,ESTOU ELABORANDO UM PROJETO SOBRE A HISTÓRIA DA CIDADE ONDE VIVEMOS O PRESENTE O PASSADO (AMERICANA ) O PROBLEMA É QUE NÃO SEI COMO OU ONDE COLOCO OS MEUS ALUNOS PARA ME AJUDAR ,ELES SÃO PEQUENINOS E NÃO SEI SE DARIAM CONTA DE UMA PESQUISA ,SOBRE A CULTURA ,A CULINARIA ,AS VESTIMENTAS E OS COSTUMES DA ÉPOCA DE XVll…ME DE UMA LUZ POR FAVOR! :(

  34. Por favor me ajude a fazer um planejamento para crianças de 09 á 11 anos numa escola com brincadeiras nesta faixa etaria

  35. Galera sou Recreadora, gostaria de fazer um projeto para a melhorar a convivência dos alunos com os recreadores. O nome do projeto seria recreadores mirim, gostaria de norte para começar esse projeto, se alguém poder ajudar vou agradecer de montão.. Bjos Camila

  36. por favor me ajude na elaboração de u projeto cujo tema é a historia da comunidade onde vive

Leave a comment

Your email address will not be published.

*



DONE