ATIVIDADES DIA DO TRABALHO – 1º DE MAIO

DIA-Do-trabalho-ensinar-aprender0051

Dia do Trabalho no Brasil

Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, em 01 de maio de 1943.

Você também pode gostar de:

Siga-nos no Facebook

Readers Comments (14)

  1. Oi!
    Muito criativas e interessantes as atividades.
    Obrigada pelas mesmas.
    Bjos, May

  2. `´E muito bom poder ter acesso tantas coisinhas interessantes e criativas assim .Obrigada e parabéns !!!!!!!

  3. ADOREI SEU BLOG.AINDA NÃO TINHA VISTO UM COM TANTOS DETALHES PARA NÓS PROFESSORES. PARABÉNS!

  4. Nossa! Parabéns teu blog esta lindo! apaixonei bastante dica me ajudou bastante, tuas atividades, e fora que bem mais complexo de tudo. parabéns mesmo.

  5. muito criativa vc parabems! assim vc sta ajudando mitas pessoas

  6. … adorei seu seu blog , vou ta sempre dando uma olhada e claro copiando coisas , achei tudo muito interessante… beijos continue assim!

  7. Parabéns! Seu blog é muito criativo e interessante.

  8. parabéns!!!!! muito interessante

  9. e bom poder contar com atividade tao intressante nesse blog.continue nos ajudando.professores.obrigado

  10. Muito bem pessoal, parabéns, assim vcs estão e muito com a Educação em nosso país…

    Muito obrigado, JURANDIR…

  11. muito bom parabéns!!!!!!

  12. riativa as atividades. Parabéns

Leave a comment

Your email address will not be published.

*



DONE