Plano de Aula Preconceitos.

Confira nesta postagem uma excelente sugestão de Plano de Aula Preconceitos, para trabalhar com alunos das series iniciais, com o objetivo de introduzir o conceito de preconceito como algo ruim as crianças, pois estão aptos a desenvolver o tema como esperado.

Plano de Aula Preconceitos – Series Iniciais

Confia o Plano de Aula Preconceitos para trabalhar com alunos do 3 ano do ensino fundamental:

Conteúdo:

É necessário que o professor introduza o tema, por meio de leitura, pequenos contos e ilustrações que remetam a diversidade, seja ela, de raça, sexo, religião ou outra.

Objetivo:

Este projeto tem como objetivo introduzir o conceito de preconceito como algo ruim as crianças, pois estão aptos a desenvolver o tema como esperado.

Após assimilarem o conceito de diferenças entre as pessoas, como um todo, mostrar a eles a forma errada de encarar essas diferenças, o chamado preconceito racial,deficiência física e mental.

Ano:

3º ano ensino fundamental I

Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar: Indicação de Texto

Existe muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar e este é um grande problema de todos nós.Vamos esclarecer um pouco sobre cada conceito

Por FLÁVIA CUNHA LIMA (Professora Formadora da Diversidade) CEFAPRO – Barra do Garças

Preconceito

  • Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las.É um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas.

Racismo

  • As pessoas que não conseguem deixar de ser preconceituosas podem vir a se tornar racistas. Um racista acredita que existe raças superiores às outras, o que é grande tolice, pois na espécie humana, não podemos dizer que existam raças; a cor da pele, a forma do nariz, o tipo do cabelo, o tipo do sangue, o formato e cor dos olhos, a espessura dos lábios, não são suficientes para estabelecer diferentes tipos de raças entre os seres humanos, que biologicamente são iguais em quase tudo , restando pequenas diferenças externas pouco importantes e que não servem para fazer com que uns sejam superiores ou inferiores aos outros e vice versa.

Discriminação

  • A pessoa que faz isso, geralmente, quer valorizar a si próprio e diminuir os demais mesmo “de brincadeira”.É insegura porque não tem capacidade de conviver com os outros e aceitar as diferenças naturais entre os seres humanos. Os preconceituosos e racistas têm dificuldades em aceitar e conviver com a diferença e. às vezes, suas atitudes chegam ao delírio e como são medrosos e inseguros, projetam sobre os outros que são inferiores a eles e que não podem ter os mesmos direitos – quando os racistas e preconceituosos agem dessa maneira estão tratando os que eles julgam como inferiores a ele de maneira discriminatória.DISCRIMINAÇÃO É PORTANTO TRATAR OS OUTOS COM INFERIORIDADE, SE JULGANDO SUPERIOR.

Considerações Final

  • O mundo já é cheio de problemas embora hajam muitos recursos para resolver tudo: como a tecnologia ,informática, etc. Para que todos vivamos melhor e seguros, sem precisarmos desconfiar dos outros ou de viver competindo contra tudo e contra todos, deveríamos construir a sociedade dos nossos sonhos, justiça, liberdade, igualdade para todos. Quando o ser humano vive bem surge o melhor que ele tem e pode oferecer: ciência, arte, filosofia, cultura, lazer, prazer e felicidade de nível elevado.Se nós combatermos o preconceito, racismo e discriminação estaremos dando um grande passo para a melhoria do mundo,de nós mesmos e dos demais, que são apenas nossa imagem e semelhança.

Materiais Necessários:

· figuras ilustradas sobre preconceito.

Plano de Aula Preconceitos para 3º ano do Ensino Fundamental.

Plano de Aula Preconceitos para 3º ano do Ensino Fundamental.

Plano de Aula Preconceitos para 3º ano do Ensino Fundamental.

Plano de Aula Preconceitos para 3º ano do Ensino Fundamental.

Plano de Aula Preconceitos para 3º ano do Ensino Fundamental.

objetos diferentes mas com a mesma função , para as crianças compararem as diferença entre cada um

Desenvolvimento do Plano de Aula Preconceitos.

1ª etapa

Apresentar o texto e ver o que cada criança sabe, sobre o tema, logo apos um vídeo com linguagem infantil onde os alunos possa notar a desigualdade

2ª etapa 

Deixar as crianças participarem com suas opiniões sobre o assunto e expondo exemplos vivenciados no dia a dia .

3ª etapa

As crianças criam um texto abordando temas com suas conclusões, podendo finalizar com desenhos, simbolizando as diferenças.

Produto final

Apresentações dos alunos sobre seus desenhos produzidos.
Avaliação analisar todas as atividades produzidas pelos alunos e ver se realmente foi alcançado o objetivo esperado do tema.

Curta: @SÓESCOLA no Facebook


Plano de Aula Preconceitos – Series Iniciais em PDF.

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o Plano de Aula Preconceitos – Series Iniciais, mostrado acima em PDF. Para ter acesso gratuito é muito fácil e simples, confira o link a seguir e baixe: