texto alternativo da imagem

TEXTOS DO PROJETO ABECEDÁRIO DOS ALIMENTOS

TANGERINA
A tangerina, conforme a variedade, é chamada de mexerica, mexerica cravo, polkan e polkan extra. O valor nutritivo também varia de acordo com a espécie, mas é sempre fonte apreciável de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como Cálcio, Potássio, Sódio, Fósforo e Ferro.
A vitamina C, junto com o Cálcio e o Fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina A é indispensável para a saúde da vista, da pele e aumenta a resistência a infecções. As vitaminas do Complexo B estimulam o apetite, o crescimento e fortificam os nervos.
A tangerina DEVE ser ingerida com bagaço, para melhoraR o funcionamento dos intestinos. O chá dAS folhas É calmante. Além disso, é útil contra a arteriosclerose, gota, reumatismo e cálculos renais.
A tangerina de boa qualidade deve ser pesada, de cor brilhante e intensa.  seu período de safra vai de abril a setembro.

—————————————————————————————————————-

SORVETE
O SORVETE COMEÇOU COM OS CHINESES, QUE MISTURAVAM NEVE COM FRUTAS. ESTA TÉCNICA FOI PASSADA AOS ÁRABES, QUE LOGO COMEÇARAM A FAZER CALDAS GELADAS CHAMADAS DE SHARBET, E QUE MAIS TARDE SE TRANSFORMARAM NOS FAMOSOS SORVETES FRANCESES SEM LEITE, OS SORBETS. NAS FAMOSAS FESTAS DO IMPERADOR NERO, EM ROMA, OS CONVIDADOS JÁ DEGUSTAVAM FRUTAS E SALADAS GELADAS COM NEVE. O IMPERADOR MANDAVA SEUS ESCRAVOS BUSCAREM NEVE NAS MONTANHAS PARA MISTURAR COM MEL, POLPA OU SUCO DE FRUTAS. O GELO ERA ESTOCADO EM PROFUNDOS POÇOS CONSTRUÍDOS PELO POVO. PORÉM, A GRANDE REVOLUÇÃO NO MUNDO DOS SORVETES ACONTECEU COM MARCO POLO, QUE TROUXE DO ORIENTE PARA A ITÁLIA, O SEGREDO DO PREPARO DE SORVETES USANDO TÉCNICAS ESPECIAIS.
A PRIMEIRA PRODUÇÃO DE SORVETE EM ESCALA INDUSTRIAL OCORREU NOS ESTADOS UNIDOS, HÁ 40 ANOS. NO BRASIL, O SORVETE FICOU CONHECIDO EM 1834, QUANDO DOIS COMERCIANTES CARIOCAS COMPRARAM 217 TONELADAS DE GELO, VINDAS EM UM NAVIO NORTE-AMERICANO, E COMEÇARAM A FABRICAR SORVETES COM FRUTAS BRASILEIRAS. NA ÉPOCA, NÃO HAVIA COMO CONSERVAR O SORVETE GELADO E, POR ISSO, TINHA QUE SER TOMADO LOGO APÓS O SEU PREPARO. UM ANÚNCIO AVISAVA A HORA EXATA DA FABRICAÇÃO. O PRIMEIRO ANÚNCIO APARECEU EM SÃO PAULO, NO DIA 4 DE JANEIRO DE 1878, CONTENDO A SEGUINTE MENSAGEM: “SORVETES – TODOS OS DIAS ÀS 15 HORAS, NA RUA DIREITA, Nº 44”.

———————————————————————————————————————-

ESCOLA MUNICIPAL CLEMENCIA ALVES DIAS
                                                                  KIWI
É UMA FRUTA DE ORIGEM CHINESA, COMESTIVEL PROVINIENTE DE ALGUMAS ESPECIAIS DO GENERO ACTINIDIA. SÃO PLANTAS TIPICAS DE LOCAIS COM CLIMA TEMPERADO OU SUBTROPICAL DE MONTANHA. SEU FORMATO É OVAL E ACHATADO. POSSUI UMA CASCA DE COR MARROM CLARA, COBERTA POR PEQUENOS PELOS. A POLPA DA FRUTA E DE COR ESVERDEADA, APRESENTANDO DIVERSAS SEMENTES PEQUENAS E PRETAS NO CENTRO. É CONSIDERADO O FRUTO COM MAIOR QUANTIDADE DE VITAMINA C, É RICO TAMBÉM EM POTASSIO, MAGNESIO, FERRO, CALCIO E FÓSFORO.
O KIWI POSSUI TAMBEM PECTINA, ESTE TIPO DE FIBRA É MUITO IMPORTANTE PARA CONTROLAR OS NIVEIS DE COLESTEROL NO SANGUE. APRESENTA BAIXO TEOR DE CALORIAS, POSSUI UM SABOR LEVEMENTE AZEDO DE TEOR CITRICO. É MUITO USADO PARA FABRICAÇÃO DE SUCOS E SORVETES. PODE TAMBÉM SER INTRODUZIDO EM SALADAS.
INICIALMENTE ERA CULTIVADO APENAS EM POMAR DOMESTICO, MAS A PLANTAÇÃO COMERCIAL COMEÇOU NA DECADA DE 1940, SENDO VENDIDO COM O NOME DE GROSELHA CHINESA ( CHINESE GOOSEBRY). HOJE NA EUROPA E NAS AMERICAS O PRODUTO É COMERCIALIZADO COM O NOME DE KIWI ORIGINALMENTE UMA PALAVRA QUE DESIGNA UMA AVE TERRESTRE ENDÉMICA NA NOVA ZELANDIA, USADO COMO SIMBOLO DAQUELE PAÍS.
A ITALIA HOJE O MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DO FRUTO, SEGUNDA PELA NOVA ZELANDIA, CHILE, FRANÇA, GRÉCIA, JAPÃO E ESTADOS UNIDOS DA AMERICA.
O KIWI É TAMBEM PRODUZIDO NA CHINA A SUA TERRA DE ORIGEM.

————————————————————————————————————–

LIMÃO
GRAÇAS A ALTA CONCENTRAÇÃO DE VITAMINA C QUE CONTÉM, O LIMÃO É O MAIOR INIMIGO DE TODAS AS SUBSTÂNCIAS PREJUDICIAIS AO ORGANISMO.
         ESSA VITAMINA EVITA A FRAGILIDADE DOS OSSOS, MÁ FORMAÇÃO DOS DENTES, TORNA MAIS RÁPIDA A CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS E QUEIMADURAS, EVITA HEMORRAGIAS, CONTÉM AINDA MUITOS SAIS MINERAIS, MANTÉM O EQUILÍBRIO INTERNO DO ORGANISMO E O VIGOR DO SISTEMA NERVOSO.
         COMO REMÉDIO, O LIMÃO É EMPREGADO CONTRA ICTERÍCIA, DIABETE, HEMORRAGIA NASAL, DOENÇAS DA PELE, INFECÇÕES DA GARGANTA, GRIPE E DOR DE CABEÇA. ELE ACABA AINDA COM A ACIDEZ SANGUÍNEA E DISSOLVE O ÁCIDO ÚRICO. NO GERAL, É INDICADO PARA CASOS DE ACIDEZ DA BOCA E ESTÔMAGO, ANEMIA, APENDICITE, ARTERIOSCLEROSE, ARTRITE, ASMA, BLENORRAGIA, CÁLCULOS, CASPA, DIABETES, EDEMAS, ENXAQUECAS, CONGESTÕES, CONJUNTIVITE, ALERGIA, FEBRES, ESTERILIDADE, MAU HÁLITO, DENTRE OUTRAS.
O LIMÃO É PERFEITO PARA TIRAR A BABA DOS QUIABOS, BASTA LAVAR OS QUIABOS E DEIXÁ-LOS NO MOLHO DE LIMÃO E ÁGUA. 
———————————————————————————-
COCO
       FRUTO TROPICAL MUITO CULTIVADO NO BRASIL, É RICO EM PROTEÍNAS, GORDURAS, CALORIAS, VITAMINAS A, BI, B2, B5 E C, E AINDA EM SAIS MINERAIS. É UM ALIMENTO MUITO SAUDÁVEL E NUTRITIVO.
     DO COCO TUDO SE APROVEITA.  DA CAMADA EXTERNA SE FABRICA: CAPACHOS, BROCHAS, ESCOVAS, ESTOFAMENTOS E TECIDOS GROSSOS PARA SACOS; A CASCA DURA É USADA PARA ARTESANATOS E COMO FONTE DE ENERGIA TÉRMICA; AS PARTES COMESTÍVEIS DO FRUTO SÃO: A POLPA BRANCA E A ÁGUA, QUE PODEM SER CONSUMIDAS COM O FRUTO VERDE OU DEPOIS DE MADURO; DA POLPA MADURA EXTRAEM-SE O LEITE E O COCO RALADO QUE DÁ PARA FAZER UMA INFINIDADE DE PRATOS DOCES E SALGADOS; TAMBÉM O FARELO QUE É DESTINADO AO CONSUMO ANIMAL; E O ÓLEO É USADO NA ALIMENTAÇÃO E NA FABRICAÇÃO DE SABÃO, COSMÉTICOS, DETERGENTES.
—————————————————————————
DOCINHO DE LEITE EM PÓ
    O DOCINHO DE LEITE EM PÓ É UM DOCE TIPICAMENTE BRASILEIRO SERVIDO EM FESTAS DE ANIVERSÁRIO.  OS INGRE-DIENTES USADOS SÃO: LEITE EM PÓ, AÇÚCAR REFINADO E O LEITE DE COCO; NÃO PRECISA SER LEVADO AO FORNO, BASTA MISTURAR TODOS OS INGRE-DIENTES E ESTA PRONTO O DOCE. TRADICIONALMENTE UM ÚNICO CRAVO E COLOCADO EM CIMA DO DOCE.
——————————————————————-
X-BURGUER


    INGREDIENTES
·        1 HAMBÚRGUER
·        ÓLEO PARA FRITAR
·        1 FATIA DE MUSSARELA
·        1 PÃO PARA HAMBÚRGUER
·        MAIONESE A GOSTO
·        1 RODELA DE TOMATE
·        1 FOLHA DE ALFACE
 MODO DE PREPARO
·        FRITE OS HAMBÚRGUERES COM UM POUQUINHO DE ÓLEO , QUANDO ESTIVER FRITO CUBRA COM A MUSSARELA
·        RETIRE DO FOGO E COLOQUE NO PÃO
·        PASSE NO PÃO A MAIONESE E COLOQUE O ALFACE E TOMATE


COMO SURGIU O SANDUÍCHE
O SURGIMENTO DO SANDUÍCHE TEM DUAS VERSÕES. A PRIMEIRA REFERÊNCIA VEM DE ROMA. OS ANTIGOS ROMANOS TERIAM UM PRATO CHAMADO OFFULA, QUE SERIA UMA ESPÉCIE DE SANDUÍCHE SERVIDO ENTRE AS REFEIÇÕES.
MAS A VERSÃO MAIS FAMOSA CONTA QUE LORDE JOHN EDUARD MONTAGUE (1718-92), O CONDE DE SANDWICH, GOSTAVA TANTO DE JOGAR QUE NÃO PARAVA NEM PARA COMER. REFEIÇÕES COM GARFO E FACA PODERIAM TIRÁ-LO DE SUA CONCENTRAÇÃO. POR ISSO, PEDIA QUE SUA COMIDA, GERAMENTE SALAME, PRESUNTO E QUEIJO, FOSSE SERVIDA ENTRE DOIS PEDAÇOS DE PÃO. DESSA FORMA, MONTAGUE PODERIA COMER COM UMA DAS MÃOS E CONTINUARIA JOGANDO COM A OUTRA.
————————————————————————————
ESCOLA MUNICIPAL CLEMÊNCIA ALVES DIAS
ZUCCOTTO
   ZUCCOTTO É UMA SOBREMESA ORIGINÁRIA DA FLORENÇA, ITÁLIA. ELA É FEITA COM BOLO E SORVETE, PODE SER CONGELADO E PARA SERVI-LO É SÓ DESCONGELAR. ESTA SOBREMESA É FEITA, TRADICIONALMENTE, EM FORMA DE ABÓBORA, UMA VEZ QUE A PALAVRA ZUCCOTTO SIGNIFICA “PEQUENA ABÓBORA”.

Siga-nos no Facebook

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*