Estabelecer limites para crianças entre 3 e 6 anos

Estabelecer limites para crianças entre 3 e 6 anos de idade é ensiná-las não apenas a obedecer, mas também a entender que há coisas que são permitidas e outras que não são toleráveis. Estabelecer regras básicas e ensinar obediência precoce é importante para a família.

Os pais geralmente podem começar assim que seus filhos entenderem a palavra “não”; normalmente dentro de um ano. O momento ideal para começar pode ser quando a criança começar a engatinhar e conseguir alcançar as coisas mais facilmente.

Quando os pais começam cedo, não é apenas mais fácil para você, é para eles também. Hoje, queremos nos concentrar nas idades entre 3 e 6 anos, já que estabelecer limites pode ser um pouco mais complicado, pois eles tentam demonstrar que “também sabem fazer as coisas” de uma maneira diferente da que você deseja que sejam feitas … Embora, é claro, , sem ter entendimento suficiente para poder fazê-los bem.

Entre 3 e 6 anos

É nessa idade que os pais começam a encontrar mais problemas para estabelecer padrões e que seus filhos cumprem com eles. Até os três anos de idade, as crianças tendem a ser mais “dóceis”, mas é a partir de então que as coisas ficam complicadas, mesmo depois dos “terríveis dois anos”. As mudanças evolutivas que eles experimentam significam que os pais não param de encontrar obstáculos em sua educação.

Agora é mais importante do que nunca estabelecer limites para as crianças, para que elas comecem a ser crianças mais obedientes, mas sempre as respeitando como pessoas e, acima de tudo, sem usar o medo ou a autoridade tóxica nas estratégias educacionais. Pelo carinho que você pode obter, basta ter paciência suficiente para criar bons resultados, não apenas no curto, mas também no longo prazo.

Preste atenção na mãe e no pai

Aos três anos, as crianças praticamente desenvolveram a linguagem e sabem explicar o que sentem. Eles enfrentam mais adultos e as birras são mais fortes. Ao mesmo tempo, demonstram maior autonomia e melhor entendem seu ambiente, bem como as normas sociais para uma boa convivência. Rotinas e hábitos ainda são importantes, mas agora regras e limites também aparecem com mais frequência em casa e na esfera social.

Estabelecer limites para crianças entre 3 e 6 anos

Nessa idade, as crianças começam a ser mais sociais com outras crianças; portanto, as normas sociais passam a ter grande importância na educação (não gritar em locais públicos, não bater nos outros, não correr em lugares inadequados, não se levante da mesa enquanto come, brinque com os irmãos com facilidade, etc.).

Consequências e reforço positivo

Obviamente, apenas com a configuração padrão surgem conseqüências quando os padrões não são atendidos e também um reforço positivo quando são atendidos. As crianças aprendem que ignorar significa ter um resultado negativo (conseqüência) e fazer disso um reforço positivo (reconhecimento dos pais).

Mas antes de começar, você deve levar em consideração algo muito importante: você deve ensinar ao seu filho as regras estabelecidas e garantir que ele as entenda. Então, outro aspecto necessário a ser lembrado é que você deve ser coerente, consistente e constante, isso significa que você deve cumprir as regras e as consequências; caso contrário, elas não terão nenhum efeito e serão inúteis. Somente fazendo as coisas certas, seus filhos serão capazes de internalizar as regras.

Seja firme, mas flexível ao mesmo tempo, consistente com as regras e as consequências e, acima de tudo, você deve ser o melhor exemplo a seguir para seus filhos.