texto alternativo da imagem

ALFABETIZAÇÃO FÔNICA

Seqüência de atividades para apresentação dos sons
Som da letra A

Aula 1

1- Professora mostra a letra e pronuncia o som da mesma:
–“Vamos conhecer o som da letra. Repitam comigo:A. Agora você…….Agora você…

2- Dar exemplos de coisas, conhecidas das crianças, que iniciam com o som “a”. Pedir que repitam as palavras pronunciadas, desenhar no quadro ou mostrar figuras das mesmas.

3- Escrever ao lado de cada desenho o nome e destacar a letra “a”.

4- Escrever as diferentes formas que esta letra pode ser representada. Maiúscula, minúscula, de máquina e manuscrita.

5- Escrever o nome dos alunos e analisar se existe o som trabalhado nele. Destacar.

6- Vamos ler um texto sobre esta letra. A professora lê o texto podendo escrevê-lo no quadro ou dar uma folha com o texto digitado. (obs: explicar o que significa cada palavra nova apresentada)

A
Ela está no astronauta
a nas asa do avião.
Na andorinha, na arara,
na amizade e no azulão.

Pintar as figuras da folha apresentada destacando a letra A.

Aula 2

1- Recordar o som A trabalhado na aula anterior;(auditivo, visual e falado)
Mostrar a forma manuscrita e gráfica.

2- Oferecer uma folha com a letra A e várias figuras (sem os nomes) onde os alunos irão apontar, circular e pintar as que iniciam com o som trabalhado.
Sugestão de figuras: Amendoim, alfinete, agulha, alho, abajur, arara, avião, gravata, sapato, fósforo.

3- Após esta atividade feita a professora escreve o nome destas figuras e o aluno aponta e destaca a letra no início da palavra com uma cor e no meio e no final com outra cor.

4- Apresentar uma folha com figuras e seus respectivos nomes onde falta a letra “a”.
Pedir aos alunos que completem as palavras com a letra A (caixa alta).

Aula 3
1- Representar a letra no quadro em manuscrito;

2- Representar a letra em tamanho aumentado para que cada aluno possa experimentar o movimento correto da letra;

3- Solicitar que os alunos, individualmente, vão até a lousa e escrevam a letra com giz; (trabalho 100% acompanhado pela professora e observado pelos colegas)

4- Distribuir uma folha com a letra “a” em manuscrito .Fazer o movimento da letra na folha dada; (com cola, tinta, colagem, etc)

5- Em folha branca treinar o movimento da letra livremente;

6- Cantar a música da D. Aranha. Distribuir uma folha com letra em manuscrito e pedir que circulem as letras “a” encontradas. Colorir as figuras.

7- Estar sempre com os seus nomes à vista para que estejam em contato com as letras de seus nomes;

Aula 4

1- Distribuir folha com vários nomes escritos e pedir que pintem somente os que iniciam com o som “a”;
2- Sugestão de música e brincadeiras para desenvolver a percepção auditiva:
– O sapo não lava o pé; ( cantar trocando as vogais)
– Repetir palavras trocando as vogais,
– Completar frases com palavras que terminem com som parecido;

3- Apresentar a vogal escrita em tarja;

4- Desenhar a tarja no quadro e solicitar que cada um venha escrever a letra com o movimento correto;

5- Após a criança escrever no quadro dar a ela o seu caderno de tarja com a lição já preparada para que ela escreva; (elaborar atividades de escrita e de percepção visual e auditiva)

Dicas:
· Executar o mesmo processo para as demais vogais;
· É importante criar uma rotina e um ritmo para o desenvolvimento das atividades;
· Não esquecer de associação grafema/fonema;
· Solicitar aos alunos o apontamento do está sendo trabalhado em momentos fora das aulas de alfabetização para que o aluno fora do contexto de sala aprimore sua aprendizagem.

FONTE: ALFABETIZAÇÃO FÔNICA

FERNANDO CAPOVILLA

Siga-nos no Facebook

Readers Comments (3)

  1. Oi Patrícia,
    Adorei a sequencia didática para apresentação das vogais. na minha prática trabalho apresentando primeiro o texto, seja ele uma música, poema, quadrinha etc, para daí destacar a palavra-chave e dela a letra que desejo trabalhar, mas desse ponto em diante sigo uma trajetória bem semelhante a que vc apresentou. Esse tipo de sugestão é muito importante pq ainda temos colegas inexperientes com alfabetização que por circunstancias diversas acabam indo parar em turmas iniciais e nem sempre contam com colegas dispostas a trocar idéias e dar as dicas necessárias.Meu começo com as turmas iniciais foi assim, bem dificil, hj com quase 15 anos de experiencia e iniciando a carreira de coordenadora pedagógica me sinto mais que obrigada a oferecer este suporte para as minhas colegas.Tenho trabalhado intensamente na organização de meu blog pq vou utilizá-lo como ferramenta de formação para meu pessoal. Seu blog e de algumas outras colegas de net tem sido uma excelente fonte de pesquisa para mim. Tomei a liberdade de copiar alumas coisas que acho legal e posso utilizar com minhas professoras, mas procuro sempre deixar o link de vcs para que seus espaços também sejam visitados e prestigiados por elas.
    Agradeço muito a sua dedicação e "quando crescer, quero ser igualzinha a vc, a Liza, a Andreza e a tantas outras que se dedicam a compartilhar um pouco de suas experiencias conosco.
    Quando puder me visita, lá no meu blog:http://caixinhamagicadeideias.blogspot.com/
    Bjs

  2. Olá Cris, para mim é um orgulho ler palavras como estas… meu blog é feito com muito amor e carinho o mesmo amor e carinho que dedico à minha prática enquanto pedagoga. Eu o utilizo bastante como suporte para as professoras que coordeno, e se vc seguir esta linha com seu blog, estará no caminho certo, pois o resultado é bastante positivo; através do estímulo de meu blog as educadoras com quem trabalho descobriram o vasto caminho da internet e a utilidade que ela tem para nossa profissão. Agora para te animar quando eu comecei com meu blog me espelhei bastante na Andreza e na Liza, pois elas são maravilhosas, e eu dizia a elas a mesma coisa que hoje vc disse a mim… isso serve para que vc saiba que com esforço, dedicação e amor, vc chega aonde vc quiser. Grande Abraço!

  3. Nossa sou professora a pouco tempo e vivo a pesquisar atividades na net, amei esse blog entre outros que visito, como adoro pesquisar tb já pensei em ter o meu blog, pois sei o quanto é difícil termos dúvidas e poucas pessoas para saná-las.Mas um dia eu chego lá e com certeza vc entre outras da net serão importantíssimas nesse processo.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*