texto alternativo da imagem

Fazendo Tinta

TINTA
  A pintura a dedo é uma das mais fascinantes atividades para as crianças. A parte mais difícil é acabar com a brincadeira depois que ela começa.
Aqui você vai aprender a fazer, a um custo muito baixo, sua própria tinta atóxica, para suas atividades de pintura a dedo ou mesmo com pincel. Veja a seguir 2 Receitas simples para desenvolver a atividade de Pintura com os Dedos:Para desenvolver a atividade será necessário o seguinte material:

  • Papel branco lustroso ou um pouco opaco pouco mais grosso que a cartolina;
  • Mesa lavável ou oleada para protegê-la;
  • Bacia com água para molhar a folha de papel;
  • Aventais de matéria plástica;
  • Tintas (que serão elaboradas conforme a receita abaixo).
RECEITAS:
  • A um Mingau ralo feito de maizena ou polvilho, adiciona-se anilina vegetal na cor desejada, e se obtém uma boa tinta atóxica.
    De acordo com a espessura do mingau se controla a consistência da tinta, para mais fina ou mais grossa.
    TÉCNICA PARA APLICAÇÃO DESTA RECEITA:

    • Com a palma da mão espalha-se a tinta sobre a superfície lisa do papel.
      Com os dedos ou com a mão desenham-se as formas desejadas.
  • A um Mingau ralo de polvilho, junta-se uma colher das de sopa de Sabão em flocos (em pó) e o pó de pintar da cor desejada para dar o colorido. TÉCNICA PARA APLICAÇÃO DESTA RECEITA:
    • Passa-se a folha de papel na bacia com água e deita-se a mesma sobre a mesa, alisando-a com as mãos.
      Com as mãos espalhar a tinta sobre o papel todo e, depois, com a ponta dos dedos abertos ou fechados, a palma da mão ou com o pulso pode-se obter linhas e movimentos bem interessantes.

Siga-nos no Facebook

Readers Comments (9)

  1. eu adorei esse blog meu nome e claudete parabens tudo que precisava para uma pesquisa escolar achei continue com esse trabalho deus ilumine seus caminhos sempre minha amiga bj

  2. sou contra o plágio, quando usado de forma anti etica, porém, quando as ideias são boas…( como no caso do conteudo deste blog)… tem mais é que usado mesmo, muito bom!

  3. Ivanilde Coelho 24 agosto, 2012 @ 12:22

    Não fique triste pela ausencia de comentarios, é natural do ser humano usar do que lhe convem e manter-se no anonimato, todavia o que mais importa é a tua nobreza e disponibilidade em criar.
    Que DEUS derrame Bençãos sobre vc!!!

  4. Seu blog é maravilhoso!!!
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Elizangela Sales

  5. Olá eu sou Eliane professora no AEE, adorei o seu blog. Parabéns.

  6. Adorei seu blog.Parabéns pela maravilhosa iniciativa!!!!

  7. Sou professora de artes visuais e leciono do grupo 1 ao 3 (creche) e do grupo 4 ao 5º ano de escolaridade ( escola de ensino fundamental I. Seu blog está de parabéns. Grata por compartilhar seus conhecimentos.

  8. que beleza, nunca tinha encontrado receita de tinta…amei, dá pra fazer com fartura pq fica mais barato do que comprar….vou experimentar….obrigada!!! Serei visitante frequente!!! <3

Leave a comment

Your email address will not be published.


*